Connect with us

destaque

ALERTA A GOLPE: Caixa não envia SMS para atualização de conta

Publicado

on

Se você recebeu um SMS supostamente da Caixa com um link para atualização do aplicativo Caixa Tem, não clique. Há grandes chances de tudo se tratar de um golpe. E quem está dizendo isso é a própria Caixa  Econômica Federal. É importante ficar atento nesta situação.

Nos últimos dias, várias pessoas estão relatando nas redes sociais que estão recebendo esse SMS. No texto da mensagem, eles pedem para que o beneficiário aperte no link para conseguir atualizar o aplicativo. Eles dizem que se a pessoa não atualizar esse app não receberá o Auxílio.

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, isso é um golpe. O banco informou que não envia nenhum tipo de SMS para cliente nenhum que tenha relação com o Auxílio Emergencial. Aliás, eles disseram que só enviam e-mails. Mas mesmo assim, só se o beneficiário permitir.

O banco disse que existe uma grande possibilidade de que esses golpistas se aproveitem do clique no link para conseguir instalar programas maliciosos no seu celular. A partir daí eles podem conseguir fraudar não só o Auxílio Emergencial, como qualquer outro programa ou conta do usuário.

Os bandidos se aproveitam do fato de que muita gente está esperando muito pelo Auxílio Emergencial. Então quando essas pessoas, sobretudo as mais carentes, olham uma mensagem dizendo que elas precisam clicar no link, elas acabam caindo no golpe. Casos assim foram muito comuns em 2020.

Atualização do Caixa Tem

Outra mentira dessa mensagem do SMS é a história de que se você não atualizar o app você não vai receber o Auxílio. Isso nunca existiu. No mês passado, a Caixa até criou um calendário de atualização do app. Mas nada disso foi obrigatório.

Assim, quem atualizou e quem não atualizou tinha o mesmo direito de receber o Auxílio. De acordo com o banco, a atualização era só uma questão de segurança. Mas além disso, a atualização do aplicativo agora é impossível. Quem quiser atualizar o aplicativo agora, não vai conseguir.

É que logo depois do fim do calendário de atualização, a Caixa suspendeu todo o rito de atualizações por alguns meses. Desta forma, se você receber alguma mensagem afirmando que você precisa atualizar o Caixa Tem agora, desconfie e denuncie. Há grandes chances de ser um golpe.

Confusão

Muita gente acaba caindo nesse golpe justamente porque existe uma grande quantidade de informações que parecem desencontradas, mas na verdade não são. Quem pode enviar um SMS para você é o Governo Federal, e não a Caixa Econômica Federal.

De todo modo, a mensagem do Governo não vai pedir para que você atualize o app do Caixa Tem. Como dito, a atualização está em suspenso agora. O SMS do Governo vai pedir unicamente para que você devolva os valores nos casos onde você recebeu o dinheiro indevidamente.

Há ainda os casos particulares de cada região. Neste momento, várias cidades e estados estão criando auxílios próprios. Cada um desses lugares tem suas próprias regras de pagamento. Em alguns locais, há sim a possibilidade de envio de SMS. Mas sempre antes de clicar é importante checar com o seu governo local e veracidade da mensagem.

Para notícias 24 horas por dia, siga nossa rede social abaixo : 

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade