Connect with us

destaque

VEJA quem precisa passar por perícia do INSS para conseguir benefício

Publicado

on

Os médicos peritos estão voltando, gradualmente, o atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, a partir de agora as perícias médicas poderão voltar.

As perícias são necessárias para comprovação do direito a aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e auxílio-doença. Além disso, as perícias servem para quem recebe aposentadoria e pensão e tem alguma doença grave e recebe isenção do Imposto de Renda.

Além disso, devem passar pela perícia, os aposentados por invalidez que dependem de cuidador e têm direito a um adicional de 25% no valor do benefício, e os aposentados por invalidez que precisam do ajuda permanente de um cuidador em atividades do dia a dia.

Por outro lado, foram liberados de perícia, as pessoas com deficiência e de baixa renda que pedirem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) antecipado.

Quem precisa passar pela perícia médica do INSS?

  • Os cidadãos que buscam receber aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e auxílio-acidente e precisam passar por perícia para ter o benefício liberado;
  • Quem for aposentado por invalidez que depende de cuidador e possui direito a um adicional de 25% no valor do benefício;
  • Trabalhador que sofreu lesão, acidente ou doença. O empregador paga os primeiros 15 dias de afastamento e a partir disso o trabalhador precisa agendar perícia para passar a receber o auxílio do INSS. Algumas empresas agendam o atendimento para o funcionário;
  • Caso o trabalhador queira concessão da aposentadoria por invalidez, deve requerer, primeiro, o auxílio-doença.

Saiba como agendar sua perícia no ‘Meu INSS’

O agendamento pode ser feito através do telefone 135 ou Meu INSS, disponível para ser acessado pelo computador ou pelo aplicativo para celular nas versões Android e IOS.

O horário de atendimento nas agências foi reduzido, das 7h às 13h. Ainda, o INSS informa que durante esta fase de reabertura, serão priorizados os atendimentos de:

  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência;
  • Justificação administrativa; e
  • Reabilitação profissional.

Após acessar o site ou aplicativo do Meu INSS, é preciso fazer um cadastro e obter uma senha. Antes de agendar é necessário solicitar o benefício.

Confira abaixo o passo a passo:

  1. Acesse a página do Meu INSS (internet ou App);
  2. Após o login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  3. Clique em “Agendar Novo”;
  4. Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  5. Compareça na data marcada para a Perícia.

Os trabalhadores CLT devem apresentar os seguintes documentos: documento oficial com foto; carteira de trabalho ou outro documento que comprove o pagamento do INSS; declaração do empregador informando o último dia trabalhado.

Trabalhadores rurais, lavradores e pescadores devem apresentar documentos que comprovem a atividade. Se o motivo da solicitação for acidente de trabalho deve-se levar o CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Fonte: Noticias Concursos

Noticias 24 horas por dia siga nossa rede social a baixo : 

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram 

Novo calendário do auxílio residual de Outubro, entenda

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

Próximos Eventos

Nenhum evento encontrado!

COLUNISTA VARIEDADES

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade

MAIS VISTOS

error: O conteúdo está protegido !!