Connect with us

destaque

VEJA quem precisa passar por perícia do INSS para conseguir benefício

Publicado

on

Os médicos peritos estão voltando, gradualmente, o atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, a partir de agora as perícias médicas poderão voltar.

As perícias são necessárias para comprovação do direito a aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e auxílio-doença. Além disso, as perícias servem para quem recebe aposentadoria e pensão e tem alguma doença grave e recebe isenção do Imposto de Renda.

Além disso, devem passar pela perícia, os aposentados por invalidez que dependem de cuidador e têm direito a um adicional de 25% no valor do benefício, e os aposentados por invalidez que precisam do ajuda permanente de um cuidador em atividades do dia a dia.

Por outro lado, foram liberados de perícia, as pessoas com deficiência e de baixa renda que pedirem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) antecipado.

Quem precisa passar pela perícia médica do INSS?

  • Os cidadãos que buscam receber aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e auxílio-acidente e precisam passar por perícia para ter o benefício liberado;
  • Quem for aposentado por invalidez que depende de cuidador e possui direito a um adicional de 25% no valor do benefício;
  • Trabalhador que sofreu lesão, acidente ou doença. O empregador paga os primeiros 15 dias de afastamento e a partir disso o trabalhador precisa agendar perícia para passar a receber o auxílio do INSS. Algumas empresas agendam o atendimento para o funcionário;
  • Caso o trabalhador queira concessão da aposentadoria por invalidez, deve requerer, primeiro, o auxílio-doença.

Saiba como agendar sua perícia no ‘Meu INSS’

O agendamento pode ser feito através do telefone 135 ou Meu INSS, disponível para ser acessado pelo computador ou pelo aplicativo para celular nas versões Android e IOS.

O horário de atendimento nas agências foi reduzido, das 7h às 13h. Ainda, o INSS informa que durante esta fase de reabertura, serão priorizados os atendimentos de:

  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência;
  • Justificação administrativa; e
  • Reabilitação profissional.

Após acessar o site ou aplicativo do Meu INSS, é preciso fazer um cadastro e obter uma senha. Antes de agendar é necessário solicitar o benefício.

Confira abaixo o passo a passo:

  1. Acesse a página do Meu INSS (internet ou App);
  2. Após o login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  3. Clique em “Agendar Novo”;
  4. Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  5. Compareça na data marcada para a Perícia.

Os trabalhadores CLT devem apresentar os seguintes documentos: documento oficial com foto; carteira de trabalho ou outro documento que comprove o pagamento do INSS; declaração do empregador informando o último dia trabalhado.

Trabalhadores rurais, lavradores e pescadores devem apresentar documentos que comprovem a atividade. Se o motivo da solicitação for acidente de trabalho deve-se levar o CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Fonte: Noticias Concursos

Noticias 24 horas por dia siga nossa rede social a baixo : 

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram 

Novo calendário do auxílio residual de Outubro, entenda

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade