destaque
Semusa promove aperfeiçoamento no atendimento de neonatos e crianças de risco
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), oferta aos profissionais enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) um aperfeiçoamento para atendimento às famílias de neonatos e crianças de risco. A ação trata-se de uma parceria entre a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps).
O aperfeiçoamento possui os objetivos de qualificar os atendimentos e favorecer a segurança dos profissionais no atendimento de prematuros, crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, nas unidades de atenção primária.
Os encontros são mensais e acontecem a partir de abordagens dialógicas e discussão de casos clínicos. Esta iniciativa faz parte das ações de um programa de extensão da UFSJ denominado “A continuidade dos cuidados às crianças com condições crônicas e suas famílias na APS”.
Segundo a professora e coordenadora da atividade, Patrícia Pinto Braga, a ação é muito animadora e importante. “A expectativa é fortalecer o atendimento aos neonatos, crianças e suas famílias e contribuir com a redução da morbimortalidade infantil no município”, relatou.