Agenda
GEEC, em Divinópolis, comemora centenário de Paulo Freire
Mantendo sua tradição como ponto cultural em Divinópolis, o Grupo de Educação Ética e Cidadania (GEEC) está realizando as atividades do seminário “O Legado de Paulo Freire no Brasil e no Mundo na Perspectiva da Educação”. Os eventos ocorrem às 14:00 hs de segunda à sexta.
A atividade é remota pela plataforma do Google Meet com a duração de uma hora e meia. Os participantes são aprendizes da matriz e filiais de Itaúna, Itapecerica, Nova Serrana e São Sebastião do Oeste. O calendário na instituição apresentou os seguintes profissionais:
- Dia 13 de Setembro: Pauliseia Silva Leocádio Palma, Pedagoga com o título: Contribuições de Paulo Freire para a Educação Atual.
- Dia 14 de Setembro: Dani Cristina de Castro Andrade e Gonçalves, Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC MG, Mestre em Educação pela UNINCOR e Docente do curso de Pedagogia da FEOL com o título: Breve reflexão sobre a vida e propostas de Paulo Freire.
- Dia 15 de Setembro: Carlos Martins Versiane dos Anjos, Doutor em Literatura Brasileira pela UFMG, Mestre em História pela Universidade de São Paulo, Bacharel e Licenciado pela UFOP, Professor desde de 1997 e da UEMG em 2015 e 2018 dos cursos de História, Comunicação, Serviço Social, Jornalismo, Letras, Pedagogia e Psicologia. Ator e autor de artigos, obras e peças de teatro. Professor Visitante do curso de Pós Graduação em Letras da UERN e fundador presidente da Academia Ouro Pretana de Letras. O título da atividade: O Método de Paulo Freire: de Anjicos a Guiné _Bissau.
Falarão ainda:
- Dia 16 de Setembro _ Maria Aparecida Rodrigues de Almeida, Jornalista e Pedagoga, com o título: Pedagogia da Esperança, Paulo Freire e a transformação da sociedade. Também participa da atividade Ângela Soares Garcia, Mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF, Bacharel em Educação Física pela UIT, Pós Graduada em Mídias na Educação pela UFSJ e Diretora da Escola Estadual Monsenhor Domingas.
- No dia 17 de Setembro _ José Heleno Ferreira, Doutorando em Educação pela PUC MG, Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade de Santa Catarina, Especialista em Fillosofia Contemporânea pela PUC MG e Metodologia do Ensino da História pela FUNEDI, Graduado em Filosofia pela INESP em 1986, docente da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação e do ensino superior na UEMG. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação em dois mandatos, com o título Pela ruptura do processo de silenciamento do povo brasileiro: a educação libertária em Paulo Freire. Também participa da atividade, Ana Paula Martins Fonseca, Doutora em Estudos de Linguagens, Diretora da Universidade do Estado de Minas Gerais Campus Divinópolis.