Connect with us

destaque

Divinópolis em combate ao Covid-19

Publicado

on

A Prefeitura de Divinópolis, através do Decreto nº 14.263/21, classificou o município na Onda Roxa do Plano Minas Consciente a partir da zero hora de domingo, 14 de março. Tal ação tornou-se essencial após a notícia de superlotação da upa na cidade. Através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) foi informado que a ocupação dos leitos de Covid-19 do Hospital Campanha / UPA Padre Roberto é de 100%, tanto nos leitos de UTI, quantos nos leitos de enfermaria adulto e infantil.

Desta forma, esta unidade de saúde, está impedida, devido a falta de leitos e estrutura física disponíveis, de receber pacientes de outros municípios, tendo em vista que a maior parte dos leitos não estão ocupados com cidadãos divinopolitanos e que jovens e crianças estão cada vez mais necessitados de internação em UTI, situação atípica.

A partir desse cenário, na tarde deste sábado, (13/03), a Prefeitura de Divinópolis, através dos seus administradores, assumiu o protagonismo e convocou todos os prefeitos da região para, em conjunto, deliberarem sobre a situação de ocupação de leitos na região e decretar onda roxa do plano Minas Consciente. Durante a reunião ficou decidido que desde de domingo (14/03), Divinópolis está em Onda Roxa.

A reunião foi realizada de forma virtual, mas alguns prefeitos de cidades mais próximas compareceram no Centro Administrativo de Divinópolis. Manifestaram-se de acordo com a Onda Roxa as seguintes cidades: Divinópolis, Formiga, Carmo do Cajuru, Bom Despacho, Bambuí, Dores do Indaiá, Nova Serrana, São Sebastião do Oeste, Camacho, Itapecerica, Pedra do Indaiá, Claudio, Igaratinga, Pará de Minas, Martinho Campos, Itaguara, Piracema, Araújos, São Gonçalo do Pará, Cristais, Campo Belo, Luz, Conceição do Pará e Santo Antônio do Amparo.

Dessa forma, na manhã desta segunda-feira (15/03), foi realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, uma reunião com representantes de forças de segurança e outros órgãos para tratar de questões relacionadas ao cumprimento do Decreto nº 14.263 que institui a Onda Roxa no município.

A reunião contou coma participação do Prefeito Gleidson Azevedo, a Vice-Prefeita Janete Aparecida, o Secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva; o Secretário de Administração, Thiago Nunes; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Gonçalves; o Secretário de Meio Ambiente, Ezequiel Cilas; o Secretário de Trânsito, Lucas Estevam; o Assessor Especial de Governo e Secretário Interino de Fiscalização de Obras Públicas, Fernando Henrique. Além do Comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Erlando Ferreira da Silva e o Comandante da 7ª Região, Wemerson Lino Pimenta; o Delegado Regional da Polícia Civil, Cleovaldo Pereira; Comandante Joselito Oliveira do Corpo de Bombeiros; o Promotor de Justiça, Marcelo Valadares; Breno Clementino representou a Acasp.

Em conjunto, foram decididas e aprimoradas algumas medidas restritivas do decreto que estabelece a Onda Roxa na cidade, entre elas multa de R$83,33 a quem estiver circulando sem máscara nas ruas, proibição de qualquer tipo de aglomeração, uso de praças públicas e da rua Pitangui com finalidades esportivas. Eventos religiosos presenciais e utilização da orla na Barragem de Carmo do Cajuru também estão desautorizados. Além da possibilidade de apreensão de equipamentos sonoros e toque de recolher das 20:00 às 5:00, passível de multa a quem desrespeitar tal medida.

A Onda Roxa está prevista para duração de duas semanas, começando na zero hora de domingo (14/03) e encerrando ao final do mês, 31/03.

No mais, a Prefeitura da cidade informa que já está aberto o cadastramento para vacinação ao público entre 79 e 78 anos moradores de Divinópolis e que a vacinação de idosos de 80 a 84 anos continua até quinta-feira (18/03). Esse cadastro acontecerá no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br) e poderá ser feito a partir das 18h, ou no APP Divinópolis – Opção Vacinação Covid-19. 

A vacinação ocorrerá por um sistema de drive thru, garantindo um distanciamento e evitando aglomeração.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram 

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade
error: O conteúdo está protegido !!