Connect with us

destaque

Vigilância Sanitária informa estabelecimentos sobre uso de água de poços artesianos  

Publicado

on

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), lembra aos empresários, proprietários de estabelecimentos que utilizam água de poços artesianos sobre a obrigatoriedade do cumprimento de legislação.
 
Durante seu trabalho de fiscalização, a Vigilância Sanitária, fiscaliza do cumprimento da Portaria GM nº 888/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre de controle da qualidade da água para consumo humano.
 
A qualidade da água destinada ao consumo humano é essencial para manutenção da vida. Sendo assim, a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano consiste no conjunto de ações adotadas continuamente para garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão de potabilidade exigido na legislação vigente, bem como avaliar e prevenir os possíveis riscos que a água consumida pode representar.
 
Dessa forma, cabe ao município exercer esta vigilância da qualidade da água, cabendo aos responsáveis pelos poços o controle da qualidade da água, seguindo parâmetros e frequências estabelecidos na legislação vigente.
 
O objetivo da legislação é manter permanente avaliação de riscos à saúde humana de cada solução alternativa de abastecimento, com vistas a possibilitar a identificação de possíveis anomalias ou fragilidades e a execução de medidas de controle ou ações corretivas que se fizerem necessárias, assim como evitar agravos à saúde.
 
Dentre as doenças que podem ser causadas pela água contaminada podemos citar: diarreia por E. Coli, amebíase, cólera, leptospirose, disenteria, hepatite A, esquistossomose, febre tifoide, ascaridíase, rotavírus, toxoplasmose, dentre outras.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade
error: O conteúdo está protegido !!