Connect with us

destaque

Vigilância Ambiental orienta sobre caramujos africanos

Publicado

on

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), orienta sobre cuidados em casos de aparecimento de caramujos africanos.

Foram registrados ontem (7/2) denúncias referentes ao aparecimento de caramujos africanos no bairro Sidil. A Vigilância em Saúde Ambiental esteve no local e informou aos moradores sobre os cuidados com os moluscos.

A Semusa orienta que, caso apareça algum caramujo, é necessário que faça a catação do animal, utilizando luvas ou sacolas plásticas, coloque em uma lata e faça a maceração. Em seguida, jogue os restos no lixo. Não é recomendado colocá-lo vivo no lixo e nem jogar sal.

Se houver plantas e verduras é recomendado dobrar a higienização do alimento, utilizando maiores quantidades de água sanitária e vinagre, além de deixa-los de molho por mais tempo. A contaminação sempre se dá pela via oral da pessoa, após ingerir alimentos contaminados pelo muco que os caramujos deixam ao se locomover. Evite o contato direto com o caramujo e sua secreção, lave bem as mãos após a coleta, mantenha o quintal limpo, sem entulhos, material de construção, fezes de animais e lixo.

O caramujo africano é uma espécie exótica que foi introduzida no Brasil, é muito comum aparecer no período de chuvas. Esse molusco apresenta hábito noturno e durante o dia fica em repouso abrigado da luz do sol e do calor, por isso é indicado que a coleta seja realizada na parte da manhã.

Para mais informações sobre a coleta dos caramujos, entre em contato em a Vigilância em Saúde Ambiental pelo telefone (37) 3229-6823.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade

contato@diviweb.com.br / 37 - 3213-0334

error: O conteúdo está protegido !!