destaque
Vacinação contra a poliomielite ocorre em ambiente escolar
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu uma ação para busca ativa e repescagem de crianças faltosas. A intervenção foi necessária durante a última semana da campanha de vacinação contra a poliomielite.
Essa ação ocorreu nos diversos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). Neles, centenas de crianças foram vacinadas em ambiente escolar. Cabe ressaltar que as vacinas foram aplicadas mediante a assinatura de termo de autorização assinado pelos pais.
A campanha de vacinação contra paralisia infantil teve início no dia 8 de agosto e se encerrou no dia 24 de outubro. Durante esse período, a Semusa adotou diversas estratégias, como: divulgação em diversos meios de comunicação e escolas; oferta do imunizante em todas as unidades básicas de saúde; campanhas de vacinação aos sábados; oferta da vacina em período noturno e busca ativa de faltosos em domicílio.
Todo esse esforço fez com que o município atingisse, até o momento, 81% de cobertura vacinal. Tal percentual está abaixo da meta almejada, de 95%, mas se encontra acima da média nacional e de muitos municípios da região.
O coordenador da Central de Imunização, Tércio de Faria Leão, destacou sobre a importância da vacinação na escola. “Nos últimos anos, os índices de vacinação no Brasil têm sido motivo de grande preocupação. Sendo assim, tornam-se muito importantes as estratégias de vacinação extramuros para aumentar a cobertura vacinal. A vacinação em ambiente escolar mostrou ser uma ação muito eficiente e segura. Ela é realizada por profissionais capacitados e com o consentimento e esclarecimento prévio dos pais”, concluiu.