Connect with us

destaque

Vacinação contra a meningite é ampliada até junho de 2023

Publicado

on

A Prefeitura de Divinópolis, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a Secretaria Estadual de Saúde, ampliou a campanha de vacinação contra a meningite até junho de 2023. A medida ocorre a fim de alcançar uma maior porcentagem da população, visto que há ocorrências de surtos da doença em algumas regiões do país, que faz um alerta para a baixa cobertura vacinal.

A meningite é provocada pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meninges). Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas e as complicações podem levar o indivíduo a ter sequelas neurológicas ou ao óbito. Dentre os vários tipos de meningite, a meningite meningocócica chama atenção por ser um dos tipos mais severos e letais da doença. A transmissão se dá por meio das vias respiratórias, ou seja, de pessoa para pessoa, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

As vacinas de combate à doença, estão disponibilizadas em todas as unidades básicas de saúde do município de 8h às 16h. As unidades de saúde dos bairros Planalto, Tietê, Ermida, Sagrada Família e Belvedere também ofertarão a vacina em período noturno, das 18h às 21h.

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ampliou a oferta dos imunizantes que previnem a meningite meningocócica, passando a ofertá-los também para os seguintes públicos:

– Vacina meningocócica C (conjugada) – Meningo C
Será ofertada duas doses, para as crianças de três e cinco meses de idade e uma dose de reforço, para as de 12 meses. Além disso, até fevereiro de 2023, a vacina estará disponível para aquelas de até 10 anos que, por algum motivo, ainda não foram vacinadas e também para todos os trabalhadores de estabelecimentos de saúde.

– Vacina meningocócica ACWY (conjugada) – Meningo ACWY
Será ofertada uma dose em adolescentes de 11 e 12 anos. No entanto, até dezembro de 2022, a Secretaria Estadual de Saúde está disponibilizando a vacina para todos os adolescentes de 11 a 15 anos que ainda não tiverem sido vacinados. A estratégia de ampliação será mantida pelo Ministério da Saúde até junho de 2023, no entanto passará a ser ofertada somente para adolescentes de até 14 anos.

As vacinas Meningocócica C e Meningocócica ACWY fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Zelando pela segurança de todos, a Secretaria de Saúde salienta aos que ainda não foram imunizados a procurarem uma unidade o mais breve possível.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade

contato@diviweb.com.br / 37 - 3213-0334