UPA Padre Roberto opera com 150% de ocupação e Prefeitura pede que população evite unidade em casos leves.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, em Divinópolis, está operando com 150% da capacidade, segundo boletim divulgado pela Prefeitura na noite desta quarta-feira (28).
No momento, 55 pacientes aguardam transferência para leitos hospitalares, sendo 49 adultos e 6 crianças. O alto número de atendimentos é resultado do aumento expressivo de doenças respiratórias na cidade, o que tem causado lentidão nos atendimentos, especialmente nos casos considerados leves.
“Esse aumento na procura por assistência médica tem pressionado a capacidade operacional da equipe de plantão, mesmo com todos os esforços voltados para garantir um atendimento humanizado, eficiente e seguro a cada cidadão que procura a unidade”, informou a Prefeitura em nota oficial.
Conforme os protocolos do Ministério da Saúde, os pacientes são atendidos de acordo com a classificação de risco, que prioriza os casos graves e emergenciais. Já os quadros leves ou sem risco imediato à vida podem aguardar mais tempo para serem atendidos.
🩺 Prefeitura orienta evitar a UPA em casos não urgentes
A Prefeitura de Divinópolis reforçou o pedido para que a população busque, sempre que possível, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próximas para o tratamento de condições leves, como:
- Dores de cabeça
- Viroses
- Alergias
- Sintomas gripais leves, entre outros
“A atitude consciente contribui para o melhor funcionamento da rede e garante que os casos graves sejam atendidos com maior agilidade”, concluiu a Prefeitura.
Para mais notícias acesse o nosso grupo de Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/E1DLuvdmouqIGPz6d63jSK
