Connect with us

destaque

Técnicos da Semas se capacitam para atender famílias indígenas venezuelanas

Publicado

on

A Prefeitura de Divinópolis, representada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por intermédio da Gerência de Proteção Social e Benefícios, realizou uma capacitação com equipes de serviços assistenciais, sobre a cultura indígena warao venezuelana.

Participaram do treinamento, representantes dos serviços Acolhimento Institucional São Francisco e Santa Clara, Acolhimento Institucional São Damião, Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, Centros Municipais de Referência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar.

A capacitação foi realizada pela analista social, Ana Paula Silva Leão e Marcelo Lemos, coordenador do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte, na última terça-feira (15/3). Este serviço, localizado em Belo Horizonte, é o único centro de referência especializado no atendimento a migrantes e refugiado do Estado de Minas Gerais.

De acordo com Michele Lopes, técnica de referência da Proteção Social Especial, o objetivo foi buscar entender um pouco sobre o povo warao, através das experiências acumuladas no serviço jesuíta. “Buscamos entender um pouco da cultura, linguagem, a caminhada e a migração forçada vivida pelo warao, visto que, está ocorrendo uma interiorização voluntária de famílias indígenas venezuelanas desta etnia chegando em Divinópolis e gerando demandas de atendimentos nos serviços assistenciais do município”, destacou.

Além da capacitação, houve ainda uma intervenção, do coordenador Marcelo, junto às famílias warao atendidas pelos serviços. Até o momento, 28 indígenas venezuelanos desta etnia foram atendidos nos serviços assistenciais.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade
error: O conteúdo está protegido !!