Connect with us

destaque

Semusa reforça medidas preventivas contra a dengue

Publicado

on

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa a todos que vem realizado ações constantes e intensas de prevenção à dengue no município.

De janeiro de março de 2022, foram realizadas 114.394 vistorias em imóveis realizadas no Programa de Controle das Arboviroses, com objetivo de orientar a população com medidas de prevenção e eliminação de focos do vetor da dengue. 

Ocorreram ainda 3.448 vistorias de supervisão em imóveis para controle de qualidade deste programa e mais 166 vistorias em imóveis classificados como Ponto Estratégico que merecem maior atenção, como siderúrgicas, depósitos de veículos e sucatas, dentre outros. 

As equipes realizaram o telamento de 214 caixas d´água e aplicação de “fumacê” em 488 quarteirões. Os arrastões e mutirões de limpeza recolheram 27 toneladas reservatórios e 34 toneladas de pneus, o que totaliza 61 toneladas a menos de possíveis criatórios de mosquito Aedes aegypt. Foram atendidas 99 denúncias relacionadas a imóvel com suspeita de focos de mosquito. 

De acordo com o supervisor-geral no Controle de Endemias, Juliano Cunha, todas estas medidas preventivas possibilitaram que, nos três primeiros meses do ano, fossem registradas 60 notificações de possíveis casos de dengue no município e apenas 32 casos confirmados. “Nossas equipes vistoriaram todos os imóveis próximos as moradias destas 32 pessoas com casos confirmados de dengue e também realizaram aplicação do “fumacê” em nove quarteirões ao redor das casas delas. Tudo para fazer o bloqueio da transmissão na região”, explicou.

Um novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) será realizado na primeira semana de maio. Diante de todas as ações realizadas e intensificadas, a expectativa é de os números sejam melhores do que foi registrado no LIRAa do mês de janeiro. “O resultado do LIRAa de janeiro deu resultado alto, mas o número de casos da doença está dentro do esperado, o que significa que as ações estão surtindo efeito. Estamos sempre atentos, acompanhando os números de casos notificados, confirmados e, com a vigilância e as intervenções pontuais quando necessário”, afirmou o supervisor-geral.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade
error: O conteúdo está protegido !!