Connect with us

destaque

Semusa informa sobre o trabalho do Nasf-AB

Publicado

on

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre o trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).

Em Divinópolis, as equipes Nasf-AB são compostas pelas seguintes categorias profissionais: psicologia, serviço social, fisioterapia, nutricionista e farmacêutico clínico, sendo divididos em seis equipes que dão suporte a todas as UAPS do município.  No ano de 2022 foram realizados 20.016 atendimentos desses profissionais, incluído atendimento de urgência, consultas agendadas e de cuidado programando, além de 2.351 atividades coletivas.

O Nasf-AB se configura como um serviço de especialidades da Atenção Primária à Saúde (APS) e realiza ações compartilhadas com as equipes de saúde da família, visando a ampliação da clínica e mudança das práticas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para as comunidades. Ele faz parte da APS, mas não se constitui como serviço com unidade física independente ou especial, não sendo de livre acesso para atendimento individual ou coletivo (estes, quando necessários, devem ser regulados pelas equipes de saúde).

O núcleo atua dentro das estruturas físicas da unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) em diversos atendimentos como: atividades de grupo e oficinas; participação em reuniões de equipes de saúde da família para melhoria do diagnóstico e dos tratamentos aos usuários, bem como na reflexão sobre as mudanças necessárias para melhor organização do seu processo de trabalho; atividades de grupo e oficinas; atendimentos compartilhados com as equipes de saúde da família na UAPS e em visitas domiciliares; e articulação intersetorial buscando qualificação do atendimento em rede.

Utiliza como principais ferramentas tecnológicas na rotina assistencial: apoio matricial; clínica ampliada; projeto terapêutico singular (individual e/ou familiar); projeto de saúde no território; e grupos operativos.

A equipe é composta por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que, atuando de maneira integrada às equipes de saúde da família e às equipes de saúde bucal, qualificam o atendimento às pessoas e amplia o olhar e as ações do cuidado, trazendo como consequência a diminuição do número de encaminhamentos a outros serviços e maior satisfação aos usuários.

O Nasf-AB foi criado em 2008 pela Portaria GM/ MS nº 154 de 24 de junho de 2008 (revogada pela Portaria GM/ MS nº 2.488 de 21 de outubro de 2011), regulamentado pela Nota técnica nº 03/2020-DESF/SAPS/MS, e implementado no município de Divinópolis em Maio de 2022, com o objetivo de aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade

contato@diviweb.com.br / 37 - 3213-0334

error: O conteúdo está protegido !!