destaque
Semusa explica quando procurar uma unidade de saúde e quando procurar a UPA

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), relembra a população sobre a importância de buscar atendimento no local certo para cada necessidade, ou seja, quando deve procurar a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e quando deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A Unidade de Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada do SUS, buscando resolutividade, orientação aos usuários e tem como estratégia o vínculo com o usuário, reduzindo os encaminhamentos a hospitais. É responsável por realizar atendimentos de rotina, como consultas, tratamentos, administração de medicamentos, vacinas e acompanhamento por equipe multiprofissional, cadastros, pré-natal, puericultura, acompanhamento de hipertensos, diabéticos e outras doenças como tuberculose e hanseníase, atendimento em saúde mental, de fisioterapia, visitas e atendimentos domiciliares.
Já a UPA cuida dos casos de urgência e emergência (24 horas por dia, 7 dias por semana), realizando atendimentos a pacientes com sinais de agravamento como perda de consciência, descontrole pressórico, febre alta, acidentes, fraturas, cortes, infarto e derrame. A unidade está ligada diretamente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A diretora da Atenção Primária à Saúde, Daniela Dias Vasconcelos, destaca sobre a escolha correta da unidade de saúde. “É importante que a população procure o serviço correto quando necessário, pois favorece o acompanhamento adequado na unidade de saúde e garante a agilidade no atendimento de urgência e emergência, evitando a sobrecarga nos serviços de saúde”, afirmou.
A UPA 24h Padre Roberto, de Divinópolis, está localizada na rua Nilo Maciel, número 241, bairro Ponte Funda.
