destaque
Semusa divulga relatório mensal de novembro da Vigilância Ambiental
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga balanço de atividades realizadas pela Vigilância Ambiental no mês de novembro de 2022.
A Vigilância Ambiental é responsável por analisar, adotar e recomendar medidas para prevenir os agravos e o surgimento de doenças desenvolvidas no âmbito ambiental. Dentre esses agravos estão as arboviroses: dengue, Zika e Chikungunya. As ações são realizadas através do trabalho de agentes de endemias, no Programa de Controle das Arboviroses.
Ao todo, durante novembro, foram realizadas 31.169 vistorias em imóveis com o objetivo de orientar a população com medidas de prevenção e eliminação de focos do vetor. O setor efetuou também, 1.077 vistorias de supervisão em imóveis para controle de qualidade do Programa de Controle das Arboviroses, além de 64 vistorias em imóveis classificados como “Ponto Estratégico”.
Por fim, foram colocadas telas em 36 caixas d´água, e recolhidas, por meio de arrastões de limpeza, 11 toneladas de resíduos e 8 toneladas de pneus. Por fim, 13 denúncias relacionadas a imóveis com suspeita de focos de mosquito foram atendidas.
De acordo com o supervisor de Vigilância em Saúde Ambiental, Juliano Cunha, a missão dessas ações é clara e pertinente. “O objetivo dessas atividades é controlar a propagação do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, mosquitos transmissores do vírus da dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela. O serviço busca eliminar ou realizar tratamento químico nos potenciais criadouros”, relatou.