Compartilhar

Um recém-nascido de oito dias foi transferido pelo SAMU de Bom Despacho para a Santa Casa de Passos, no Sul de Minas na manhã desta quinta-feira (8). O bebê é um paciente cardiopata que precisava com urgência passar por uma cirurgia no coração. A transferência ocorrida em caráter emergencial foi feita pela equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Luz com apoio e interceptação da USA de Formiga, que concluiu o encaminhamento do bebê.

A mortalidade neonatal, principalmente na primeira semana de vida, representa mais da metade do percentual de mortes infantis, portanto, para a redução desse índice por causas evitáveis, é importante que recém-nascidos recebam de toda equipe médica atenção resolutiva. “Por isso, a garantia de acesso a transporte adequado e feito por uma equipe qualificada é fundamental para a sobrevivência do neonato”, disse o coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi.

Além de atendimentos pré-hospitalares, o SAMU realiza transferências inter-hospitalatres de pacientes graves e, segundo José Marcio, esta foi uma transferência realizada com sucesso. “Nossa equipe está preparada e capacitada para prestar o serviço a toda população do Centro-Oeste. As transferências realizadas pelo SAMU, além de garantirem uma melhor qualidade no transporte dos pacientes, têm gerado economias significativas de recursos públicos para as prefeituras, que antes do SAMU contratavam empresas privadas para prestar este tipo de serviço”, finalizou o coordenador do SAMU.

Fonte: Sistema MPA

Compartilhar