Connect with us

destaque

Projeto Estação de Memórias conta histórias da ferrovia no município

Publicado

on

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), está participando, em parceria com a empresa VLI, do projeto Estação de Memórias. O projeto é um programa realizado pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), em parceria e com patrocínio da VLI, que visa contar a história da ferrovia na cidade através da gravação de entrevistas com ferroviários aposentados. 

A primeira visita do projeto ocorreu entre os dias 16, 17 e 18 de março na Secretaria Municipal de Cultura. Na ocasião, foram conhecidos espaços e pessoas que trabalharam na ferrovia. A próxima visita acontece entre segunda (11/4) e quinta-feira (14/4). A meta da iniciativa é entrevistar oito pessoas que trabalharam na ferrovia.  

Através da construção de espaços de memória, a iniciativa contribui para a preservação dos patrimônios históricos, artísticos e documentais relacionados à implantação das ferrovias no Brasil. Atualmente, algumas das ferrovias estão desativadas. O projeto começou em 2019, quando o programa fez sua primeira parada na estação ferroviária Bernardo Monteiro, em Contagem. Entre 2020 e 2021, o programa teve edições também em Matozinhos e Cachoeira-BA. Neste ano, o projeto se concentra em Divinópolis, Campos Altos e Três Rios-RJ.  

De acordo com a coordenadora do projeto, Raíssa Faria, a iniciativa pretende criar espaços de registro e difusão da memória ferroviária em municípios por onde o trem cruzou ou ainda cruza os trilhos locais. “Locais de encontro, movimento e espera, as estações de trem têm muita história para contar. A fim de tecer essas narrativas, a construção dos espaços pelo Estação de Memórias parte da pesquisa, da mobilização do território e do mapeamento de referências. São realizados, então, processos colaborativos de produção e circulação de memórias. Do caldo de relatos de moradores e agentes culturais, surgem as inspirações para transformar as estações em espaços de exposição”, abordou.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade
error: O conteúdo está protegido !!