Profissionais da enfermagem fazem ato em Divinópolis pelo pagamento do Piso Salarial

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (10), no Centro de Divinópolis, um ato dos profissionais da enfermagem no município em prol do piso salarial da categoria. O ato foi realizado em todo o país, em protesto a suspensão da lei do piso salarial, suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde setembro do ano passado.
Na época, a justificativa para a suspensão, era a de que o Congresso Nacional deveria apresentar soluções financeiras que possibilitassem o pagamento do piso, sem que os serviços de saúde fossem afetados de forma negativa. A lei prevê a remuneração mínima para os enfermeiros em R$ 4.7450, sendo 70% deste valor (R$ 3.525) para técnicos de enfermagem e 50% (R$ 2375) para auxiliares e parteiras.
De acordo com o representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEE), Adílio de Castro, a mobilização da categoria vai além da cobrança pelo pagamento do piso salarial da enfermagem, mas também da valorização dos profissionais que atuam na área. “A nossa principal reivindicação é que os governos, tanto o municipal, estadual e federal, cumpram a lei do pagamento do piso salarial da enfermagem. Sabemos que está suspenso desde o ano passado, nesse trâmite que até hoje não temos uma resposta. Sabemos que os hospitais particulares, os grandes empresários tem condição de pagar na rede privada e as prefeituras também tem condição. A nossa reivindicação é que a lei seja cumprida, é um direito garantido. Queremos que a enfermagem seja construída em cima de políticas públicas de qualidade, não estamos lutando somente pelo piso, mas pela valorização da categoria”, completou.






