Brasil
Primeiro caso da nova variante de mpox é confirmado nos Estados Unidos
O Departamento de Saúde Pública da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmou o primeiro caso da nova variante de mpox no país. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a infecção está ligada ao surto dessa variante em regiões da África Central e Oriental.
O caso foi registrado em um viajante que esteve recentemente na África Oriental. Após retornar aos Estados Unidos, o paciente buscou atendimento em uma clínica, foi liberado e permanece em isolamento domiciliar. Seu estado de saúde é estável, sem necessidade de tratamento específico para mpox.
“Diante do histórico de viagens e dos sintomas apresentados, as amostras do paciente foram analisadas e confirmaram a presença da nova variante de mpox. Elas estão sendo enviadas ao CDC para análises mais detalhadas”, informou o órgão. O CDC também está colaborando com as autoridades da Califórnia para rastrear e monitorar possíveis contatos do paciente.
Apesar da confirmação do caso, as autoridades reforçam que o risco representado pela nova variante para o público geral nos Estados Unidos permanece baixo. Além disso, o país continua a registrar casos esporádicos de uma variante mais comum de mpox, sem relação com o novo surto.
Receba as reportagens do Portal DIVIWEB em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp
👉https://chat.whatsapp.com/E1DLuvdmouqIGPz6d63jSK