destaque
Prefeitura realiza entrega de EPIs para servidores de campo da Secretaria de Obras

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad) – Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), realizou na terça-feira (10/1) um treinamento em segurança do trabalho e entrega de equipamentos de proteção individual (EPI) aos servidores da Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop) que prestam serviço em campo.
O intuito da ação foi de conscientizar os servidores sobre os riscos ocupacionais que os mesmos estão expostos em seu ambiente de trabalho, capacitá-los sobre a utilização e armazenamento dos EPIs de maneira correta, além de promover o bem-estar dos colaboradores. Durante o treinamento também foi entregue os EPIs necessários no exercício das atividades laborais, conforme estabelecido pela Norma Regulamentadora 06, Portaria 3.214/78.
O técnico de segurança do trabalho do Cresst, Anderson Marques, explica que é necessário analisar e identificar o tipo de acidente de trabalho: “O principal objetivo da análise de acidentes de trabalho é identificar as causas dos acidentes, para que sejam combatidas e novos danos evitados. É importante avaliar também os chamados “quase acidentes” e “incidentes” (quando o funcionário não se prejudica, mas os riscos estavam presentes) ”, pontua.
O técnico de segurança do trabalho do Cresst, Cyro Máximo, destaca a importância da implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos para prevenção dos acidentes: “O Cresst tem realizado junto aos servidores a implementação do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), em que é analisado todo o ambiente de trabalho da Prefeitura, seja ele administrativo ou em campo, a fim de identificar os riscos ocupacionais e propor medidas para mitigá-los e consequentemente criar um ambiente de trabalho mais seguro. ”, destaca.
A diretora administrativa da Semad, Syulla Rocha, fala sobre a distribuição dos equipamentos no trabalho de campo. “A Prefeitura busca cada vez mais investir em EPI´s, garantindo o uso de forma correta, constantemente fiscalizado, a fim de mitigar as condições de risco para os nossos servidores”, enfatizou.
