Compartilhar

Diálogo com lideranças da cidade, propondo a reflexão e a valorização de pessoas que trabalham pelo município e região. Como o ano de 2018 é um ano eleitoral e a população vai escolher as figuras públicas que vão assumir cargos na Assembleia e no Congresso, os órgãos de segurança utilizam esta estratégia para aumentar a representatividade de Divinópolis no cenário politico.

Durante o programa Divinópolis em Debate da TV Candides o tema representatividade da região na Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi um dos assuntos. Foi feito um comparativo entre o Centro-Oeste e o Triângulo Mineiro. Enquanto o Triângulo tem 9 deputados estaduais a região de Divinópolis tem apenas 3.

A falta de uma representatividade no poder legislativo influencia na captação de investimentos. Em 2016 por exemplo, a Polícia Civil do Triângulo recebeu 46 novos investigadores. Diferente de Divinópolis que enfrenta hoje um deficit muito grande no efetivo.

Na entrevista desta segunda-feira, 14 o delegado regional Leonardo Pio apresentou os números. A regional de Divinópolis deveria ter hoje 16 delegados para atender a demanda, porém trabalha com apenas 7. O montante de investigadores também está abaixo do ideal. Enquanto são necessários 75 a cidade conta com apenas 42. Já quanto ao volume de escrivães o problema é ainda maior. A regional tem demanda para 23 mas hoje conta efetivamente com apenas 6.

Dentro deste contexto a falta de lideranças no poder legislativo de Minas pode prejudicar mais uma vez a cidade. Segundo o delegado existem hoje 450 investigadores na academia de Polícia. Os novos profissionais vão concluir o curso no mês de julho. A Polícia tenta articular junto ao governo a nomeação de novos profissionais no município. Os deputados são peças importantes nesta negociação com o executivo. A expectativa é de que Divinópolis seja contemplada.

O programa Divinópolis em Debate é exibido todas as segundas-feiras na TV Candides. Nesta semana o programa também teve a participação da CDL e do SINCOMERCIO. O programa completo é reexibido no domingo as 19 horas.

Fonte: Sistema MPA

Compartilhar