Compartilhar

Na manhã de ontem, 15, o Comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Coronel Webster Wadim Passos Ferreira de Souza, presidiu a solenidade de reinstalação da Base de Segurança Comunitária do centro de Divinópolis na Praça Governador Benedito Valadares, a “Praça do Santuário”. O evento marcou também o lançamento da 3ª Fase da Operação “7ª Região Mais Segura”.

As Bases de Segurança Comunitária foram entregues ao município em dezembro de 2018 e distribuídas em setores de policiamento da cidade. Um dos locais contemplados foi o quarteirão fechado da Rua São Paulo. Contudo, após demandas da sociedade civil organizada e estudos de situação realizados pelo 23º Batalhão, a Diretoria de Apoio Operacional da Polícia Militar autorizou a reinstalação da Base Comunitária na Praça do Santuário, com vistas a atender o grande fluxo de pessoas que transita e permanece na Praça e imediações.

Em seu discurso, o Sargento Elton agradeceu a sensibilidade do Comandante da 7ª RPM, Coronel Webster em ouvir e atender o clamor social e ressaltou que a segurança estará presente na Praça novamente. O Vice-Prefeito, Dr. Rinaldo Valério, enalteceu o trabalho da Polícia Militar em Divinópolis e destacou a importância da Praça do Santuário para o município como ponto de referência cultural. Esteve presente também o Deputado Estadual Cleitinho Azevedo, o qual ressaltou a necessidade de se reforçar o policiamento também na periferia da cidade. O Deputado Federal Domingos Sávio reforçou o compromisso com a Instituição e com a população de Divinópolis ao lembrar da descentralização da verba parlamentar para a instalação da rede digital de comunicação na cidade.

Em seu discurso, o Coronel Webster destacou a necessidade de se estreitar os laços entre a comunidade, a sociedade civil organizada e a Polícia Militar, e listou os índices extremamente positivos que a Operação 7ª Região Mais Segura tem alcançado. A Operação teve início em março e está dividida em diversas fases com focos específicos. O Comandante também explicitou que o efetivo empenhado na Base diariamente será de quatro policiais militares, dois diretamente na Base, atendendo ao público e realizando o policiamento ostensivo no entorno, e dois motociclistas realizando o patrulhamento no comércio local e ruas adjacentes.  Na oportunidade o Coronel Webster também apresentou e deu as boas-vindas à Tenente-Coronel Nirlane de Souza Barros, nova Chefe do Estado Maior da 7ª Região, recém-chegada na Unidade.

Em seguida, o Frei Vicente Ronaldo, Pároco do Santuário de Santo Antônio, abençoou as dependências da Base de Segurança Comunitária e todos os presentes, marcando assim a abertura dos trabalhos da Polícia Militar na Praça e imediações.

No último ato, o Capitão Borges, Comandante do grupamento representativo, solicitou autorização ao Coronel Webster para realizar o lançamento oficial da terceira fase da Operação 7ª Região Mais Segura. Após autorização, as viaturas saíram em comboio e seguiram para seus locais de atuação.

Prestigiaram o evento diversas autoridades civis e militares. Chamaram a atenção e arrancaram aplausos do público os alunos da Escola Estadual Padre Matias Lobato, acompanhados da Diretora Nívea Faria, os quais participaram de todo o evento e cantaram o Hino Nacional Brasileiro, aos acordes da Banda de Música da Sétima Região que abrilhantou o evento.

Fotos e informações retiradas do site Portal Gazeta do Oeste / G37
Compartilhar