Connect with us

destaque

Planejamento financeiro empresarial: indicadores de desempenho

Publicado

on

Indicadores de desempenho no planejamento financeiro empresarial

Uma das etapas do planejamento financeiro é a constante avaliação de seus resultados, para tal, existem algumas ferramentas que facilitam nesse processo. Confira quais são os principais indicadores de desempenho aplicados nas empresas.

O planejamento financeiro consiste em direcionar esses recursos de maneira estratégica, a fim de alcançar um objetivo em comum, traçado anteriormente.

Entretanto faz parte do processo a constante avaliação dos resultados, já que, só assim será possível identificar certos gargalos que afetam os resultados desejados, bem como, avaliar o alcance das metas traçadas.

Sendo assim, uma das etapas principais do planejamento financeiro, constante na avaliação desses resultados. Os indicadores de desempenho são os principais aliados nesse ponto do processo.

O que são indicadores de desempenho?

De abrangência contábil/financeira, os indicadores de desempenho são resultados de cálculos que expressam a situação econômica da empresa, ou seja, são fórmulas matemáticas que aplicadas no contexto empresarial e devidamente interpretadas, auxiliarão a gestão na tomada de decisões. Através desses indicadores será possível ter uma visão assertiva da empresa no contexto em que está inserida.

De modo geral, os indicadores buscam traduzir pontos importantes do negócio, como por exemplo, a capacidade produtiva, capacidade de gerar saldo em caixa, o retorno que a empresa gera aos sócios e/ou investidores, entre outros pontos importantes para a gestão de qualquer atividade.

Quais são os principais indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são divididos em quatro grandes categorias.

  • Índices de Atividade;
  • Índices de Liquidez e
  • Índices de Rentabilidade.

Índices de Atividade

Os indicadores de desempenho na categoria de atividade, dizem respeito às atividades operacionais do negócio, ou seja, estão relacionados ao chamado ciclo operacional (estoques, recebimento das vendas realizadas e pagamento dos fornecedores). São eles:

  • Prazo médio de renovação dos estoques;
  • Prazo médio de recebimento das vendas e
  • Prazo médio de pagamento das compras.

Índices de Liquidez

Os indicadores de liquidez determinam a capacidade da empresa em gerar caixa, ou seja, em quanto tempo as disponibilidades da empresa serão convertidas em saldo no caixa.

  • Índice de liquidez corrente;
  • Índice de liquidez seca e
  • Índice de liquidez imediata.

Índices de Rentabilidade

Os indicadores de rentabilidade são divididos em:

  • Giro do ativo;
  • Margem bruta;
  • Margem líquida;
  • Retorno sobre o patrimônio líquido e
  • Retorno sobre o giro do ativo.

Esses indicadores buscam expressar o percentual de retorno que a empresa oferece, ou seja, qual o retorno a empresa é capaz de oferecer aos sócios e/ou investidores.

São indicadores muito usados quando as empresas buscam investidores, negociam ações na bolsa, buscam empréstimos e financiamentos junto aos bancos, entre outras situações.

Notícias Concursos

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg
Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade