destaqueGeralMinas Gerais

Paralisação de caminhoneiros pode afetar abastecimento de combustíveis em MG.

Motoristas responsáveis pelo transporte de combustíveis em Minas Gerais iniciaram uma paralisação na madrugada desta segunda-feira, 9 de junho. Os caminhões-tanque que prestam serviço à distribuidora Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) estão parados nas imediações da base da empresa em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo os trabalhadores, as atividades só serão retomadas após uma negociação com a empresa.

Imagens divulgadas pelo grupo mostram dezenas de veículos estacionados no Distrito Industrial Paulo Camilo Sul, nas proximidades da via de acesso à Refinaria Gabriel Passos (Regap). A mobilização é coordenada pelo Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), que aponta o descumprimento de duas leis federais por parte da empresa contratante.

Os motoristas reivindicam a aplicação do piso mínimo do frete, previsto na Lei nº 13.703/2018, e o pagamento antecipado do vale-pedágio, conforme determina a Lei nº 10.209/2001. De acordo com o presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes, o frete tem sido pago até 15% abaixo do valor estabelecido por lei, e o vale-pedágio está sendo quitado parcialmente e apenas após a realização das viagens.

A Vibra é uma das principais distribuidoras de combustíveis em Minas Gerais. O sindicato alerta que, caso a paralisação se estenda, o abastecimento de postos e aeroportos pode começar a ser afetado já a partir de terça-feira (10). O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) informou que acompanha a situação e seguirá atualizando os revendedores ao longo do dia.

Para mais notícias acesse o nosso grupo de Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/E1DLuvdmouqIGPz6d63jSK

Artigos relacionados