Rede Social

Cultura

Músico Roberto Leal morre aos 67 anos

Guilherme Morato

Publicado

on

Compartilhamento:

O cantor português Roberto Leal morreu na madrugada deste domingo (15/09), em São Paulo. Segundo o Hospital Samaritano, onde o artista estava internado desde quarta-feira (11), a causa da morte foi um melanoma maligno, que se espalhou pelo fígado, causando insuficiência hepato-renal.

Aberto ao público, o velório está marcado para as 7h desta segunda (16/09), na Casa de Portugal, no bairro Liberdade, em São Paulo. O sepultamento será realizado no cemitério de Congonhas, na Vila Sofia.

De acordo com a assessoria do cantor, Leal lutava contra o melanoma, tipo de câncer particularmente agressivo, há cerca de dois anos. Ele chegou a falar sobre a doença em janeiro deste ano, durante o programa Domingo Show, exibido na TV Record.

Nascido na aldeia transmontana de Vale da Porca, em 1951, Roberto Leal era António Joaquim Fernandes na certidão. Mudou-se para o Brasil aos 11 anos de idade, junto com os pais e dez irmãos.

Conhecido por seu repertório romântico e popular, o cantor iniciou a carreira na década de 1970, após ter exercido profissões como sapateiro, vendedor de doces e feirante em São Paulo.

O primeiro sucesso, Arrebita, é de 1971. Em 48 anos de carreira, acumulou prêmios e bateu recordes de vendas. Foram 30 discos de ouro, cinco de platina e dois de diamante. No total, Roberto vendeu 17 milhões de álbuns.

Um dos principais sucessos do português, o Vira, ganhou nova onda de popularidade a partir de uma paródia dos Mamonas Assassinas, em 1995. O cantor comentou a apropriação, em entrevista ao Programa do Ratinho, no SBT.

Torcedor da Portuguesa, Leal foi um dos autores do novo hino do clube. Em 2015, amenizou a longa crise financeira enfrentada pelo time, ajudando-o a conseguir um novo patrocinador. Candidatou-se a deputado estadual em São Paulo pelo PTB em 2018. O cantor chegou a obter 8.273 votos, mas não se elegeu.

Outra peça do cancioneiro paulistano atribuído a Leal é o “Hino das Padarias”

REPERCUSSÃO

O apresentador Gugu Liberato lamentou a morte do amigo em seu Instagram, assim como a apresentadora portuguesa Fátima Lopes e o ex-secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Cesário. Confira os posts.

Compartilhamento:
Publicidade
Publicidade

Eventos

fev
22
sáb
21:00 Carnaval de Pompeu – OPEN BAR- C...
Carnaval de Pompeu – OPEN BAR- C...
Carnaval de Pompeu - OPEN BAR- COMPRE AQUI
Compartilhamento: O Melhor de Minas Está de Volta! Carnaval de Pompeú 2020 Bloco Pompeú Folia de 22 á 25 de Fevereiro,Os Melhores Shows,Trio Elétrico,Camarote Open Bar,Boate com os melhores Djs e Muita Gente Bonita. Primeira[...]
22:00 Bloco É Uai Carnaval 2020 – 7 HO... @PITANGUI
Bloco É Uai Carnaval 2020 – 7 HO... @PITANGUI
Bloco É Uai Carnaval 2020 - 7 HORAS DE OPEN BAR - COMPRE AQUI ! @ PITANGUI
Compartilhamento:  O melhor de minas está de volta! O inesquecível Bloco É Uai no Carnaval de Pitangui Mg voltou com tudo!   Tradicionalmente lembrado como um dos melhores carnavais de Minas Gerais, o carnaval de[...]
fev
26
qua
03:20 CARNAPORTO 2020 COMPRE AQUI @AXE MOI
CARNAPORTO 2020 COMPRE AQUI @AXE MOI
CARNAPORTO 2020 COMPRE AQUI @ AXE MOI
Compartilhamento:Você quer curtir o Carnaval da Bahia em grande estilo e com total segurança e qualidade? Então venha curtir o Carnaporto 2020, com 23 anos de tradição em excelência e com preço justo! Aqui você vai[...]
mar
7
sáb
dia inteiro PsyFire – 3′ Edição – Divinópolis
PsyFire – 3′ Edição – Divinópolis
mar 7 – mar 8 dia inteiro
PsyFire - 3' Edição - Divinópolis
Compartilhamento:[themoneytizer id=”45668-28″] ALVEM A DATA ! 07 DE MARÇO 2020 PSYFIRE 3′ EDIÇÃO Chamado geral !!! Nós da PsyFire Crew humildemente convidamos todos os amantes da música, arte e cultura, para nossa edição mais esperada.[...]

PUBLICIDADE