Rede Social

Cultura

MOSTRA ATIVA – apresentação de resultado do programa ACELERADORA ATIVA acontece de 6 a 8 de dezembro em Divinópolis e Itaúna (MG)

Compartilhamento:

O evento abre para a comunidade da região o resultado de três meses de trabalho de empreendedores culturais, que foram selecionados para a 1ª edição do programa, realizado com o objetivo de capacitar pessoas para transformar iniciativas criativas em negócios sustentáveis e rentáveis; A abertura da Mostra (6.12) acontece na Galeria Giva Sartori,

com inauguração de exposição. O acesso à toda programação do evento é gratuito.

Compartilhamento:
diviweb

Publicado

on

Compartilhamento:

A artista Denise cria peças de mosaico e o dono de livraria Daniel é especialista em economia do livro. Miguel e Bruna promovem ações de artistas que usam a palavra como expressão artística. Mãe e filha, Mariana e Letícia abrem novo espaço colaborativo de artesanato. As irmãs Nathália e Maria Alice ampliam a linha de serviços e produtos com soluções de menor impacto ambiental. O grupo de teatro Instituto Alma relaciona técnicas teatrais com desenvolvimento interpessoal de crianças, jovens e profissionais em cargo de liderança. A Associação de Moradores de Ponte Funda utiliza música e artesanato para aprofundar vínculo entre vizinhos e comunidade. Já Léo cria coleção de design identitário a partir de práticas da tradição local, como o tear de pau. A estilista Tascy lança a primeira coleção de moda inclusiva da região. De 6 a 8 de dezembro (sexta a domingo), em diferentes locais de Divinópolis e Itaúna, esses novos empreendimentos criativos estarão reunidos durante a Mostra Ativa, que prevê apresentação final de resultados do Programa Aceleradora Ativa (https://www.facebook.com/aceleradoraativa).

 

Em três dias, o público terá acesso a uma série de ações, que vão dar visibilidade aos produtos e serviços que foram desenvolvidos por empreendedores culturais da região. Toda programação da Mostra ATIVA é gratuita. A abertura acontece no dia 6 de dezembro, sexta-feira, a partir das 18h, na Galeria Giva Sartori com inauguração da exposição de lançamento dos produtos e apresentação da Mostra Ativa. Serão expostos painéis dos nove projetos acompanhados pelo programa aceleradora ATIVA. O público vai conhecer o percurso de cada uma das iniciativas e também terá acesso a produtos criados como peças de roupa de moda inclusiva para deficientes visuais da “Ver Além”, objetos de design decorativo inspirados em práticas da tradição local, como gravura, cachepôs, papelarias  da “Oficina Constantina”,  espelhos emoldurados pela técnica do mosaico concebidos pela Ateliê Mosaico e ainda, a linha de produtos sustentáveis com canudos de bambu e Ecopad (esponjas de maquiagem facial) da “Meu Broto”. Os produtos estarão à venda no evento que tem entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço).

No dia 7, sábado, a programação continua com foco nas linhas de serviços criativos desenvolvidas no programa Aceleradora ATIVA. De 10h às 13h, na cidade de Itaúna (MG) tem lançamento da loja colaborativa Sonhos Compartilhados com apresentação do músico Rafael Bessa (voz e violão). Em seguida, de 16h às 19h, o evento acontece em Divinópolis, no Hub Estação D, novo espaço de coworking idealizado pelo empreendedor criativo Igor Bastos. Seguindo o modelo de um “Demo Day”, a ação envolve uma rodada de apresentação de negócios criativos para possíveis clientes. Nesse sentido, o “Casa Palavra” vai realizar um ensaio aberto de palhaçaria, o Grupo de Teatro Instituto Alma e “Meu Broto” divulgam novos serviços de consultoria. Logo após, tem lançamento do Blog Boutique do Livro e do Zine Palavra.

E no dia 8, domingo, de 11h às 17h, tem a festa de final de ano da Associação de Moradores do Bairro Ponte Funda. Está previsto inauguração da pintura do muro da Associação, apresentação musical de Felipe Cassimiro (Divinópolis, MG) e lançamento do projeto Viva a Música, seguido de Natal Solidário da Associação.

A Mostra Final foi concebida colaborativamente entre os empreendedores dos projetos acelerados e a coordenação do programa, envolvendo o apoio de parceiros locais. As ações foram planejadas de acordo com os perfis de público e propósitos de cada iniciativa, com o objetivo de celebrar os resultados. Segundo Andreia Costa, uma das coordenadoras do programa “validar os resultados junto ao público, nesta etapa, é uma forma que além de medir resultados proporciona a conexão com outros setores ampliando assim o impacto positivo das ações de formação na economia criativa”.

 

Para chegar a esses resultados, foram três meses de trabalho de setembro a novembro de 2019. Outra coordenadora e mentora do projeto, Joana Meniconi, conta que os 10 empreendedores selecionados via edital para a aceleração de projetos culturais e artísticos, em Divinópolis e região, passaram primeiro por uma imersão para estudar o mercado e compreender a viabilidade e demanda do trabalho criativo proposto. “Como se relacionar com o mercado, estudos de persona, testes de validação. Eles saíram no final da imersão com mais clareza dos objetivos do negócio”, explica.

 

Em seguida, os empreendedores fizeram encontros com consultores e profissionais de empreendedorismo cultural criativo de Belo Horizonte como Osmar Alves de Oliveira Neto, Fernando Maculan, Romulo Avelar, Carolina Braga, Laísa Bragança, Andreia Costa e Joana Meniconi. De acordo com Joana Meniconi, as mentorias realizadas em aulas coletivas propunham ferramentas e práticas para que os alunos desenvolvessem seu próprio produto. “Master classes, aulas criativas, cases, referências. Em seguida, as mentorias vinham e alinhavavam. Esse é o grande segredo do projeto porque ele é voltado para qualificar o trabalho, a geração de renda e a profissionalização de empreendedores criativos”, explica.

 

Como apoio, o programa ofereceu a capacitação em metodologias de negócios de inovação, recursos financeiros para o desenvolvimento de novos produtos e apoio na comunicação institucional das iniciativas, por meio da impressão de peças gráficas e produção audiovisual.

 

Este projeto é realizado pela Imago design e cultura com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

                               

PROGRAMA ATIVA 

ATIVA é um programa de formação, fomento e disseminação de serviços e produtos desenvolvidos por artistas, artesãos e profissionais da cadeia da Economia Criativa a ser realizado em Divinópolis (Minas Gerais) entre agosto e novembro 2019. Foram promovidos 4 ciclos de ações compostas por: (1) Seminário, (2) Imersão para cocriação dos produtos e serviços, (3) Mentorias, com nomes de peso da economia criativa no Estado, que trabalharam necessidades específicas de cada empreendimento. No encerramento, haverá (4) Mostra final para apresentação dos resultados, aberta à população geral de Divinópolis e que contará com a participação de outros atores do setor artístico e cultural da região. A programação de lançamento dos produtos das iniciativas conta também com apresentações de artistas locais.

 

EQUIPE DO PROJETO

Realização: IMAGO design e cultura via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais | Projeto e coordenação: Andreia Costa e Joana Meniconi | Comissão edital de seleção: Andreia Costa, Bruna Kassab, Joana Meniconi, Osmar Oliveira, Romulo Avelar |  Educadores: Andreia Costa, Carolina Braga, Fernando Maculan, Joana Meniconi, Laísa Bragança, Osmar Oliveira, Romulo Avelar | Assistente de design: Luana Ramos | Produção e edição de vídeos: Bruna Schelb Corrêa e Luis Valverde Bocchino | Produção local: Cristopher Costa | Parceiros locais: Clicia Machado, Igor Bastos | Fotógrafo: Sassá Soares | Assessoria jurídica: Rodrigo Siqueira de Oliveira | Gestão financeira e prestação de contas: Proartminas | Assessoria de imprensa: Beatriz França – Rizoma Comunicação e Arte 

 

SERVIÇO

Mostra ATIVA

// Dia 6 de dezembro 2019

18h às 21h Abertura da exposição e apresentação

dos produtos e serviços desenvolvidos pela Aceleradora ATIVA,

Local: Galeria Giva Sartori, rua Maranhão 990, Divinópolis, MG

Programação

– Apresentação da aceleradora ATIVA

– Feira com exposição e venda dos produtos das iniciativas Ateliê Mosaico, Meu Broto, Oficina Constantina e Ver Além.

– Exposição de painéis dos nove projetos acompanhados pela aceleradora ATIVA.

Período de exposição após a abertura: de 9 a 13 de dezembro, de 2ª a 6ª feira,

de 9h às 12h e de 14h às 18h.

Entrada gratuita – – sujeito a lotação do espaço.

 

// Dia 7 de dezembro 2019

10h às 13h Lançamento do novo espaço da loja colaborativa Sonhos Compartilhados.

Local: Rua Dona Neca, 72, Cerqueira Lima. Itaúna, MG

Programação:

– Apresentação da aceleradora ATIVA.

– Apresentação das colaboradoras.

– Apresentação musical: Rafael Bessa (Itaúna, MG) – voz e violão (Pop, MPB e internacional)

Entrada gratuita – sujeito a lotação do espaço.

 

16h às 19h Demo Day aceleradora ATIVA, com rodada de negócios criativos e culturais

Local: Hub Estação D, rua Maranhão, 1150, Divinópolis, MG

Programação

– Ensaio aberto do Circuito Estação D Palhaço.

– Apresentação do Hub Estação D.

– Apresentação da aceleradora ATIVA.

– Pitch das iniciativas: Instituto Alma e Meu Broto.

– Lançamento do Blog Boutique do Livro e do Zine Palavra.

Entrada gratuita – sujeito à lotação do espaço.

 

// dia 8 de dezembro 2019

11h às 17h Festa de final de ano da Associação de Moradores do Bairro Ponte Funda.

Local: Rua Professor Francisco Dias, 261, Bairro Ponte Funda, Divinópolis-MG

Programação

– Inauguração do mural de grafite da Associação.

– Apresentação da aceleradora ATIVA.

– Apresentação musical: Felipe Cassimiro (Divinópolis, MG) – voz e violão (Pop e MPB)

– Lançamento do projeto Viva a Música, seguido de Natal Solidário da Associação.

Entrada gratuita – sujeito a lotação do espaço.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA E PÚBLICO:

Beatriz França – assessora de imprensa

RIZOMA COMUNICAÇÃO E ARTE

Tel.:31 99733 3127| [email protected]

Site: https://aceleradoraativa.com.br/site/

Instagram: @aceleradoraativa | Facebook: https://www.facebook.com/aceleradoraativa

EXTRA – CONHEÇA OS EMPREENDIMENTOS ACELERADOS!

 

ATELIÊ MOSAICO – com Denise Arantes

Denise Arantes é artista mosaicista e contadora de histórias. Nascida em Itapecerica, criada na beira do Rio Vermelho, morou em Belo Horizonte e continuou o seu curso aqui na terra do Divino Espírito Santo com muito amor e gratidão à esta terra. “A partir do programa, minha proposta é ampliar minha rede de contatos e lançar nova linha de produtos que chamo de ‘Mire-se’. A força do mosaico que se revela na construção dos espelhos onde cada um pode se ver ao centro é o que eu ofereço. São peças exclusivas e que são criadas a partir de uma conversa com o cliente ou às vezes, é o próprio cliente quem constrói a sua peça, se assim ele desejar. O meu público são pessoas, geralmente mulheres, que se interessam pela busca de ressignificação na vida”.

 

BOUTIQUE DO LIVRO – Com Daniel Bicalho

“Com o meu projeto Selo Boutique do Livro, auxiliado e guiado pela Aceleradora Ativa, pretendo, além de `decolar` um selo editorial alternativo, me reposicionar como fomentador cultural, através de vídeos de indicações de livros, palestras, blog literário, etc. Para tanto, estamos criando um blogue que abranja a livraria, a editora e conteúdo de resenhas literárias, crônicas e artigos sobre a economia do livro. Além disso, estamos melhorando a comunicação com o nosso público através de um uso mais profissional das redes sociais”.

 

CASA PALAVRA – Com Bruna Costa e Miguel Levi

Casa Palavra é feita por artistas, para artistas e para quem fomenta a cultura em Divinópolis. É uma rede que promove a arte da palhaçaria, poesia e da contação de histórias fazendo ponte com o teatro, a música, a literatura e a dança, contribuindo com o registro da memória cultural da cidade das histórias. O desejo de ter um espaço deu lugar a criação de um blog que irá divulgar a agenda de apresentações e prestações de serviços de artistas de Divinópolis de Artes Cênicas, Dança, Literatura e Música e também veiculará conteúdos de interesse para esses profissionais. “Queremos ocupar e gerar nessa cidade divina mais capacidade criativo-cultural. Somos mais que uma produtora de eventos e conteúdo cultural de dois artistas jovens, somos um movimento necessário, porque o que a gente mais quer é que você conheça e valorize sua própria cultura e os artistas de Casa”.

 

INSTITUTO ALMA – Com Aryanne Souza, Cleonice Souza e Thiago Rios

O Instituto Alma é um espaço democrático que oferece aulas de teatro, canto, violão e atendimentos psicológicos. O Alma surge do desejo de mudança no mundo. O grupo acredita que a união entre o teatro e a psicologia oferta um melhor caminhar aos alunos e clientes. Com a Aceleradora Ativa, a ideia foi ampliar os braços do projeto para atuação também em âmbito empresarial.

 

MEU BROTO – Nathália e Maria Alice

A Meu Broto foi idealizada por duas irmãs, Nathália e Maria Alice, que desde cedo foram incentivadas por seus pais a respeitar e honrar todas as formas de vida. A consciência em relação à quantidade de resíduos gerados com a cultura do descarte e os danos para o planeta faz com que elas criem produtos e serviços para tornar eventos mais sustentáveis. “Os canudos de bambu não vão mudar o mundo. Mas muito mais do que um produto, um presente ou um brinde ecológico, eles representam a materialização do movimento de ressignificar hábitos simples e buscar práticas de produção e consumo de menor impacto ambiental. Pensando nisso, a Meu Broto também oferece soluções para redução de custos ambientais mais significativos, seja na sua casa, no seu evento ou no dia-a-dia da sua empresa, apresentando um novo olhar sobre o que tem sido feito até então e propondo medidas sustentáveis para quem decidiu começar sua jornada transformadora e fazer a diferença”.

 

OFICINA CONSTANTINA – Com Leonardo Gomes

A Oficina Constantina propõe o mapeamento e a revalorização dos ofícios manuais da região, visando à criação e à produção de objetos de design, decorativos e utilitários. “Acreditamos que esses fazeres, marcados pela sensibilidade e pelo repertório das culturas populares locais, apresentam potencial ainda pouco explorado pelo design nacional”. Na série “Uma Colcha”, por exemplo, uma colcha tecida manualmente pela antiga técnica do tear de pau inspirou a criação de objetos em cerâmica – azulejos e cachepôs –, ilustrações e gravuras serigrafadas. Existe alguma saudade em nossa proposta: a de um tempo, talvez idealizado, em que o humano e seus fazeres no mundo estavam mais conectados. Existe também alguma vontade: a de trabalhar na busca e na (re)construção dessas conexões entre pessoas, ideias e coisas”. 

 

PROJETO VIVA MÚSICA – Com Associação de Moradores do Bairro Ponte Funda

Leandro Marcio Souza, Maria do Carmo de Souza (Carminha) e Felipe Cassimiro).

Viva a Música é um dos projetos da Associação de Moradores do Bairro Ponte Funda em Divinópolis-MG. Visa a iniciação musical por instrumentos diversos em 12 meses para público a partir de 10 anos. “O foco é o fortalecimento de vínculos comunitários, enfatizando o pertencimento social. Além disso, outros ganhos percebidos são: formação de músicos e/ou públicos para apresentações, opção de lazer para melhor aproveitamento do tempo livre, fomentar parcerias, trabalhar força de vontade e determinação para alcançar objetivos”. 

 

SONHOS COMPARTILHADOS – Com Mariana Cadinelli e Letícia Leal

 “A loja colaborativa SONHOS COMPARTILHADOS surgiu quando percebemos que sonhar mais alto e somar a outros sonhos, era o melhor caminho. Abrimos a casa e o coração com o propósito de oferecer parcerias para artesãos e empreendedores, que podem agora ter a oportunidade de expor e comercializar os seus variados trabalhos. O nosso espaço agrega valor em cada segmento em um ambiente aconchegante, descontraído, de fácil estacionamento, além de reunir praticidade e ampla variedade de produtos e serviços aos nossos clientes. Aqui também valorizamos a arte, a cultura e toda ideia criativa que promova propósitos à vida de outras pessoas”. Hoje a loja possui mais de 10 parceiros. Com a Aceleradora Ativa, as empreendedoras tomaram consciência de seu negócio e agora vão inaugurar a loja com novo layout.

 

VER ALÉM – Com Tascy Resende

Tascyla Rezende é Divinopolitana, formada em Moda, é atualmente consultora da Bordar e de diversas marcas de moda da cidade e região. Especialista em Design de Beneficiamento Têxtil, foi em busca de uma moda com propósito; encontrou no design inclusivo sua mais nova paixão, a de criar produtos funcionais, por uma tecnologia assistida através do design de superfície que atenda ou solucione necessidades específicas de deficientes visuais; nascendo assim o Projeto Ver Além. Com o programa Aceleradora Ativa vai lançar uma nova coleção de peças inclusivas, produzida a partir de desenhos criados por um portador de síndrome de Asperger e que apresenta elementos táteis para deficientes visuais.

Compartilhamento:
Publicidade
Publicidade

Eventos

dez
14
sáb
21:00 Baile do Poderoso – Barbacena @Barbacena Shopping
Baile do Poderoso – Barbacena @Barbacena Shopping
Baile do Poderoso - Barbacena @ Barbacena Shopping
Compartilhamento:#BaileDoPoderosoMG . ESTAVAM COM SAUDADE ? O MAIOR BAILE DO MUNDO ESTÁ DE VOLTA A MINAS GERAIS ?😎 @bailedopoderosomg evento que reúne os maiores artistas do funk nacional acontece dia 14 de Dezembro, PELA PRIMEIRA[...]
22:00 Daniel em Itaúna/MG – Espaço Don...
Daniel em Itaúna/MG – Espaço Don...
dez [email protected]:00 – 23:00
Daniel em Itaúna/MG - Espaço Dono Regina
Compartilhamento:Local: Espaço Dona Regina Aguarde InformaçõesCompartilhamento:
dez
21
sáb
02:45 Zé Felipe – Girus @Girus Disco Show
Zé Felipe – Girus @Girus Disco Show
dez [email protected]:45 – 03:45
Zé Felipe - Girus @ Girus Disco Show
Compartilhamento:Compre seu ingresso em um dos nossos pontos de vendas: Ponto de Venda Girus: Rua: Coronel João Alves, 67 Centro, Pará de Minas 37-3231-6633 37-99917-2100Compartilhamento:
22:00 Senzala Club 37 Anos – Dynho Alv...
Senzala Club 37 Anos – Dynho Alv...
dez [email protected]:00 – 23:00
Senzala Club 37 Anos - Dynho Alves - 21 Dezembro
Compartilhamento:Comemorando 37 anos de Sucesso a Senzala Club Trás o Astro do Pop Funk do Brasil !! Dynho Alves Com Centenas de Milhões de Visualizações de Suas Músicas nas Redes Sociais , o Astro Nacional[...]
Publicidade

PUBLICIDADE