Minas pode enfrentar epidemia de dengue

Minas Gerais caminha para enfrentar uma das piores epidemias de dengue no Estado. Os casos prováveis da doença chegaram a 90 mil nas dez primeiras semanas de 2023, mais que o registrado no mesmo período de 2010 e 2019, anos em que Minas teve grandes epidemias, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Mas o cenário pode ser mais grave, uma vez que os dados deste ano são parciais e não contemplam todas as notificações dos municípios.
Diante da escalada da doença, que avança em todas as regiões do Estado e já matou nove pessoas, com 40 óbitos ainda em investigação, o governo de Minas lança campanhas educativas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Minas é o Estado com o maior número absoluto de casos prováveis de dengue, mas também lidera em casos de chikungunya no país, segundo informou o Ministério da Saúde.
Em Divinópolis, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, são cerca de 1100 casos notificados e mais de 600 confirmados. Cerca de 50 pessoas estão hospitalizadas.
A população pode ajudar no combate à essas doenças, denunciando possíveis focos do mosquito Aedys Aegipty, pelo aplicativo Divinópolis, ou na Vigilância Ambiental, pelo telefone 3229-6822.
