Connect with us

destaque

Meu INSS: veja como consultar situação de benefício não recebido

Publicado

on

O app do Meu INSS está há mais de dois anos oferecendo uma série de serviços para os usuários de serviços do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). No entanto, mesmo depois de tanto tempo da estreia, muita gente ainda tem dúvidas sobre como usar essa ferramenta. A boa notícia para essas pessoas, é que tudo costuma ser muito simples por lá.

Uma das principais dúvidas é em relação ao atraso nos pagamentos dos benefícios do instituto. Quando isso acontece, muitos usuários acabam ficando na apreensão sem saber direito o que aconteceu de fato. Com uma simples conexão com internet, é possível ter
essa e outras respostas sem fazer muito esforço.

O primeiro passo é baixar o aplicativo do Meu INSS no celular. Para isso, basta ir até uma loja de apps do celular. Logo depois do download, o cidadão precisa inserir as informações de login. Caso ainda não tenha esses dados, é importante fazer o cadastro para colocar tudo no momento da entrada nesse site.

Logo depois do login, o cidadão precisa clicar na opção Agendamentos/Requerimentos. Na sequência, basta apertar na opção Novo Requerimento, ir até o campo de pesquisa que vai aparecer e digitar o termo “não recebido”. A própria página do app vai levar o cidadão para escolher qual é o serviço que está com o pagamento em atraso.

De acordo com o INSS, em caso de necessidade de uma consulta presencial, o próprio Instituto vai informar isso por meio de uma caixa de texto. No entanto, o mais provável é que a grande maioria dos casos de resolvam pela internet mesmo. Sempre que quiser ver como anda a situação do pedido, o cidadão precisa fazer todo esse processo e ir até a aba da opção Agendamentos/ Requerimentos.

INSS

Vale lembrar que o INSS está passando por um momento de dificuldades neste momento. Diretores do Instituto afirmam que a quantidade de servidores que estão trabalhando no local não é suficiente para atender muita gente.

Ainda de acordo com esses diretores, uma saída para resolver essa situação é mesmo tentar abrir novos concursos públicos. Assim, imagina-se que a situação poderia acabar melhorando com contratação de novas pessoas.

No entanto, ainda não há uma data para isso acontecer. Até lá, o INSS está apostando na questão do remanejamento dos seus funcionários. Além disso, eles estão solicitando um “empréstimo” de funcionários de outros órgãos públicos.

Fila aumentando

O fato é que a fila do INSS está aumentando neste ano de 2021. De acordo com as informações do próprio Instituto, a espera para receber algum benefício do INSS está girando em torno da casa dos 1,8 milhão.

Esse número, vale lembrar, chegou a ser maior no ano passado. Mas isso aconteceu muito por causa da pandemia do novo coronavírus. Agora em 2021, mesmo com as agências abertas a fila não está parando de crescer.

Nas redes sociais, muita gente está reclamando desta situação. Para quem precisa do Auxílio-doença, por exemplo, essa demora pode acabar sendo fatal. É que eles têm que sair do emprego e ficam sem nenhuma renda até o INSS dar uma resposta.

Notícias Concursos

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade