Connect with us

Brasil

MEC LANÇA NOVO EDITAL do ENCCEJA 2021 com provas já em OUTUBRO: Grupo PODE TERMINAR os ESTUDOS neste ANO!

Publicado

on

ENCCEJA 2021: MEC LANÇA NOVO EDITAL! Provas começam em OUTUBRO! Veja tudo sobre as DATAS e como ESTUDAR para o EXAME.

Após muita espera, o MEC publicou nesta terça-feira (27), o edital de regras para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja. O programa é a principal alternativa para estudantes que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos da maneira tradicional.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, não houveram provas do Encceja. Por causa disso, 2021 será um ano de muito estudo para interessados na prova. Originalmente, uma das edições do exame neste ano estava prevista para acontecer no último domingo (25), mas acabou adiada mais uma vez. Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a prova!

Encceja 2021 – Como funciona?

A participação no Encceja 2021 é voluntária e gratuita, podendo ser feita por qualquer pessoa que deseja concluir os estudos. Para ter acesso ao certificado do Ensino Fundamental, os estudantes precisam ter pelo menos 15 anos completos. Já para obter a formação do Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos completos.

As próprias instituições vão aplicar as provas do Encceja para o grupo específico de estudantes que fará o exame em outubro. Vale lembrar que para essas instituições, o período de adesão ao Encceja 2021 vai de 24 de maio a 4 de julho e está disponível no site do Ministério da Educação (MEC)

As datas das provas e os tipos de avaliação

Previsto para acontecer em outubro de 2021, o Encceja será dividido entre o ensino fundamental e ensino médio. As provas abordam diversas áreas do conhecimento, essenciais para a obtenção do certificado de conclusão. Confira as tabelas abaixo, começando pela do dia 13 de outubro, para o ensino fundamental.

  • Manhã: 9h às 13h – Prova de ciências naturais e matemática;
  • Tarde: 15h às 20h – Prova de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação.

Agora, veja a tabela do dia 14 de outubro, que engloba o exame do ensino médio:

  • Manhã: 9h às 13h – Provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias;
  • Tarde: 15h às 20h – Provas de linguagens, códigos, ciências humanas e suas tecnologias, e redação

Quem pode se inscrever no Encceja 2021?

edital do Encceja divulgado pelo MEC na última semana se refere exclusivamente Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Ou seja, só poderão fazer o Encceja em outubro adolescentes em unidades socioeducativas e detentos em cadeias e penitenciárias. A aplicação das provas é feita nas próprias instituições prisionais.

As inscrições dos interessados começam no dia 7 de junho e estarão disponíveis até o dia 18 do mesmo mês. O cadastro deve ser realizado no endereço eletrônico http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais/ e as provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de outubro.

Ainda têm dúvidas sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade? Entre no site https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-18-de-26-abril-de-2021-316091525 para conferir na íntegra o edital publicado pelo MEC e resolver todas as questões.

PRONATEC

Para notícias 24 horas por dia, siga nossa rede social abaixo : 

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade
error: O conteúdo está protegido !!