Rede Social

Divinópolis e Região

Lei das fake news é promulgada após veto presidencial

Guilherme Morato

Publicado

on

Compartilhamento:

Texto está publicado no diário oficial da União desta segunda-feira e prevê penas mais duras para quem disseminar notícias falsas em época de eleições

O governo federal promulgou a Lei 13.834 que tipifica o crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral, retomando trecho que havia sido vetado na sanção feita em junho último. A Lei está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11. A matéria tinha sido motivo de veto presidencial do presidente Jair Bolsonaro, que foi derrubado pelo Congresso em 28 de agosto.

O trecho em questão atribui penas mais duras para quem divulga notícias falsas (fake News) durante o período de eleições. Ele é parte da lei sancionada em junho, que tipifica como crime a conduta de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral. A parte que agora foi recuperada, prevê as mesmas penas para quem divulgar ato ou fato falsamente atribuído ao caluniado com finalidade eleitoral. O argumento usado foi o da contrariedade ao interesse público.

A lei, que já é válida para as eleições municipais do ano que vem, prevê pena de prisão de dois a oito anos, além de multa, para quem acusar falsamente um candidato a cargo político com o objetivo de afetar a sua candidatura. Essa pena aumenta se o caluniador agir no anonimato ou com nome falso. A lei atualizou o Código Eleitoral.

Incorrerá nas mesmas penas deste artigo quem, comprovadamente ciente da inocência do denunciado e com finalidade eleitoral, divulga ou propala, por qualquer meio ou forma, o ato ou fato que lhe foi falsamente atribuído”, diz o trecho que havia sido vetado e agora foi promulgado.

Compartilhamento:
Publicidade
Publicidade

Eventos

dez
14
sáb
21:00 Baile do Poderoso – Barbacena @Barbacena Shopping
Baile do Poderoso – Barbacena @Barbacena Shopping
Baile do Poderoso - Barbacena @ Barbacena Shopping
Compartilhamento:#BaileDoPoderosoMG . ESTAVAM COM SAUDADE ? O MAIOR BAILE DO MUNDO ESTÁ DE VOLTA A MINAS GERAIS ?😎 @bailedopoderosomg evento que reúne os maiores artistas do funk nacional acontece dia 14 de Dezembro, PELA PRIMEIRA[...]
22:00 Daniel em Itaúna/MG – Espaço Don...
Daniel em Itaúna/MG – Espaço Don...
dez [email protected]:00 – 23:00
Daniel em Itaúna/MG - Espaço Dono Regina
Compartilhamento:Local: Espaço Dona Regina Aguarde InformaçõesCompartilhamento:
dez
21
sáb
02:45 Zé Felipe – Girus @Girus Disco Show
Zé Felipe – Girus @Girus Disco Show
dez [email protected]:45 – 03:45
Zé Felipe - Girus @ Girus Disco Show
Compartilhamento:Compre seu ingresso em um dos nossos pontos de vendas: Ponto de Venda Girus: Rua: Coronel João Alves, 67 Centro, Pará de Minas 37-3231-6633 37-99917-2100Compartilhamento:
22:00 Senzala Club 37 Anos – Dynho Alv...
Senzala Club 37 Anos – Dynho Alv...
dez [email protected]:00 – 23:00
Senzala Club 37 Anos - Dynho Alves - 21 Dezembro
Compartilhamento:Comemorando 37 anos de Sucesso a Senzala Club Trás o Astro do Pop Funk do Brasil !! Dynho Alves Com Centenas de Milhões de Visualizações de Suas Músicas nas Redes Sociais , o Astro Nacional[...]
Publicidade

PUBLICIDADE