Connect with us

destaque

INSS: Aposentadoria diminuindo? Saiba o que pode ser feito

Publicado

on

Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estão se queixando sobre o valor do seu benefício. Muitos dizem ter a sensação que o poder de compra está diminuindo, tendo em vista que o valor da aposentadoria muitas vezes é parecido com o do piso nacional.

O que pode ser feito?

Essa situação pode ser analisada através de uma revisão. Os segurados que estão sentido esse impacto negativo, precisam realizar um cálculo do benefício com base nas informações do CNIS, para verificar se há algum erro no cálculo da aposentadoria feito pelo INSS.

Porém, caso o benefício esteja apenas com um valor próximo a um salário mínimo, provavelmente o beneficiário não terá direito a revisão.  Acontece, que o reajuste anual do salário mínimo costuma ter uma porcentagem maior.

Até o momento, o ano de 2021 foi a única exceção, em que o piso nacional teve um reajuste de 5,26% e o benefício das aposentadorias tiveram um acréscimo de 5,45%. Então, a aposentaria teve uma correção maior que o salário mínimo, no entanto, isso não costuma ocorrer.

De modo geral, o piso nacional sempre conta com uma correção superior ao benefício do INSS, o que faz com que no decorrer dos anos, o valor da aposentadoria fica próximo ao valor do salário mínimo.

Todavia, não existem outros meios que possam reverter essa situação, isso ocorre porque o Supremo Tribunal Federal (STF) na pauta nº 996 discutiu que as aposentadorias não estão vinculadas ao reajuste do piso nacional.

O que relaciona o salário mínimo com os benefícios do INSS, é a exigência imposta pela legislação que diz que nenhum benefício do instituto pode ser inferior ao piso nacional em vigência.

Contudo, o que garante uma aposentadoria com um valor bom, é o planejamento do benefício. Nesse sentido, quando melhor for a contribuição no decorrer dos anos, melhor será o valor da aposentadoria futuramente.

FONTE: NOTÍCIAS CONCURSOS

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade
error: O conteúdo está protegido !!