Rede Social

Policial

Idosa morre esperando atendimento e família afirma que a culpa é do SAMU

diviweb

Publicado

on

Compartilhamento:

O site Divinews publicou que recebeu no início da noite da última quarta-feira (07), uma denúncia do município de Bambuí, relatando que uma senhora de 66 anos, teria morrido em consequência da demora de atendimento do SAMU.

Na reportagem, o Divinews afirma ainda que o denunciante não quis ter seu nome divulgado e que o mesmo estranhou Bambuí fazendo parte do consórcio, tendo uma ambulância do SAMU naquele município, ter de esperar que uma outra ambulância que partiu da cidade de Luz fizesse o atendimento, provocando a demora que teria feito com que a paciente viesse a óbito.

O fato também foi divulgado pela TV Bambuí que afirmou que populares avistaram a vítima, de 61 anos, atirada ao chão de sua residência, e acionaram o SAMU pelo 192, como o atendimento estava demorando muito, foi necessário a ambulância do Hospital Nossa Senhora do Brasil que esteve no local. Com a chegada do Samu, vindo de Luz, após 1h30m de espera, o médico da unidade constatou que a vítima já estava sem vida.

Diante dos fatos, o CIR-URG que administra o SAMU divulgou nota oficial Confira:

“NOTA CIS-URG

Informamos que logo pela manhã de quarta-feira (8), encaminharemos um balanço das primeiras 24 horas de funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que iniciou as atividades às 7h desta terça-feira (7). Contudo, em atendimento à demanda solicitada, adiantamos alguns detalhes.

Até às 18h desta terça-feira foram constatadas em média 45 chamadas por hora, o que equivale a três chamadas a cada quatro minutos.

Entre os atendimentos prestados pelo SAMU 192 está o caso de uma idosa de 66 anos, de Bambuí, que segundo informações repassadas ao médico regulador, apresentava parada cardiorrespiratória.

Após ouvir a demanda, o médico regulador destinou ao local do fato, uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançada (USA), tendo em vista a gravidade do quadro clínico da paciente relatada ao telefone.

A ambulância do tipo USA mais próxima para atendimento se encontrava em Luz. A equipe ficou ciente da situação às 11h17 e às 11h20 iniciou o deslocamento até o município. Durante o trajeto desta ambulância, a Central de Regulação das Urgências recebeu informações sobre o óbito da paciente às 11h51.

A ambulância deu continuidade ao deslocamento para a constatação do óbito, que foi feita pelo médico socorrista do SAMU às 12h11.

SAMU
Gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Ampliada Oeste (CIS-URG), o SAMU tem o objetivo de chegar à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência. Para dar agilidade aos atendimentos, o serviço contará com uma frota de 31 ambulâncias distribuídas em 24 municípios, que darão suporte total a 54 cidades que integram a região Centro-Oeste do Estado.

As ambulâncias são do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que são tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Além desses veículos, também há sete Unidades de Suporte Avançado (USA), tripuladas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista.

As cidades que contarão com os veículos foram escolhidas com base em estudos de viabilidade, sendo que a logística dessa distribuição foi feita para que se situem em pontos estratégicos, de forma que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada da ambulância seja de até 40 minutos em qualquer ponto da região.

Para a escolha também foram levados em consideração os acessos, estradas, rodovias e estradas rurais. Em Divinópolis estarão disponíveis três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Uma USB estará posicionada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma USA e USB estarão disponíveis na Central de Regulação das Urgências, situada no Centro da cidade.”

Compartilhamento:
Publicidade
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Eventos

dez
21
sáb
02:45 Zé Felipe – Girus @Girus Disco Show
Zé Felipe – Girus @Girus Disco Show
dez [email protected]:45 – 03:45
Zé Felipe - Girus @ Girus Disco Show
Compartilhamento:Compre seu ingresso em um dos nossos pontos de vendas: Ponto de Venda Girus: Rua: Coronel João Alves, 67 Centro, Pará de Minas 37-3231-6633 37-99917-2100Compartilhamento:
22:00 Senzala Club 37 Anos – Dynho Alv...
Senzala Club 37 Anos – Dynho Alv...
dez [email protected]:00 – 23:00
Senzala Club 37 Anos - Dynho Alves - 21 Dezembro
Compartilhamento:Comemorando 37 anos de Sucesso a Senzala Club Trás o Astro do Pop Funk do Brasil !! Dynho Alves Com Centenas de Milhões de Visualizações de Suas Músicas nas Redes Sociais , o Astro Nacional[...]
22:00 Sunrise Cafe – 2019
Sunrise Cafe – 2019
dez [email protected]:00 – 23:00
Sunrise Cafe - 2019
Compartilhamento:É preciso mudar, renovar, buscar novos horizontes! 21 de dezembro teremos novas experiências. Atrações Confirmadas: Fancy Inc Meca Ownboss Almanac A Sunrise Cafe vai te impactar mais uma vez. #besurprised Fique por dentro de tudo[...]
dez
27
sex
22:00 Dilsinho Em Piumhi
Dilsinho Em Piumhi
dez [email protected]:00 – 23:00
Dilsinho Em Piumhi
Compartilhamento:ilsinho em Piumhi!! -Data: 27 de Dezembro -Horário: 22:00 horas -Local: PTC CAMPESTRE -Lote Relâmpago de 25/10 a 01/11 _____________________________________ Atenção para lote promocional -Pista: 30,00 -Vip: 70,00 ” Cerveja, Refri e Água”🔞 – Prime:[...]
dez
28
sáb
03:25 REVEILLON AXE MOI – PORTO SEGURO... @AXE MOI
REVEILLON AXE MOI – PORTO SEGURO... @AXE MOI
REVEILLON AXE MOI - PORTO SEGURO - COMPRE AQUI !! @ AXE MOI
Compartilhamento:Receba 2020 em grande estilo, participe da Edição dos 12 anos do Reveillon Axé Moi. Você irá comemorar o Reveillon de maneira espetacular com grandes shows, atendimento de 1ª qualidade, segurança, num local paradisíaco, de frente[...]
Publicidade

PUBLICIDADE