destaqueDivinópolis e região

Homem é indiciado por racismo após vídeo divulgado no Dia da Consciência Negra.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito que investigava um crime de racismo cometido por um homem de 40 anos em Carmo do Cajuru, na região Centro-Oeste do estado. O caso ocorreu no dia 20 de novembro de 2024, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra.

O suspeito foi indiciado por racismo qualificado pelo uso de meio que facilita a divulgação, conforme previsto na Lei nº 7.716/1989.

De acordo com as investigações, o homem gravou um vídeo com conteúdo discriminatório e o divulgou por meio do status de um aplicativo de mensagens, onde ficou disponível por 24 horas. Na gravação, ele fazia críticas ofensivas ao feriado e declarações depreciativas contra a população negra. O vídeo teve ampla repercussão nas redes sociais e gerou forte indignação pública.

A apuração teve início no mesmo dia da publicação do vídeo, com foco na identificação do autor, coleta de provas e oitiva de testemunhas.

Segundo o delegado Weslley Amaral de Castro, responsável pelo caso, o material divulgado configura incitação ao racismo, especialmente por ter sido compartilhado em meio digital. “Ainda que o investigado alegue não ter tido a intenção de discriminar, suas palavras revelam um conteúdo racista e incentivam esse tipo de conduta, principalmente por sua ampla circulação nas redes sociais”, afirmou.

Para mais notícias acesse o nosso grupo de Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/E1DLuvdmouqIGPz6d63jSK

Artigos relacionados