Connect with us

destaque

Governo planeja revolucionar cobrança de pedágios através de sistema eletrônico

Publicado

on

Representantes do Ministério dos Transportes, das secretarias de trânsito e infraestrutura dos estados e das empresas do setor de transportes do Brasil se reuniram hoje, em Brasília, para discutir as normas a serem adotadas no sistema de cobrança de pedágio denominado “free flow” – ou fluxo livre.

Hoje, o governo federal planeja lançar uma consulta pública para que a população e as entidades do setor de transportes possam dar sua opinião sobre o sistema em teste no Brasil.

Essa tecnologia permite que os motoristas passem por uma praça de pedágio sem parar para pagar. Por meio desse sistema, as tarifas serão cobradas eletronicamente, usando tags nos carros ou a leitura da placa do veículo, e o pagamento poderá ser concluído em até 30 dias.

De acordo com George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes, a meta é aperfeiçoar o novo sistema, agora chamado de pedágio eletrônico, e tê-lo totalmente operacional no Brasil em até cinco anos.

Em Minas Gerais, já está em funcionamento o primeiro pedágio sem cancela, localizado no Sul do estado, na MG-459, km 12,7, próximo a Monte Sião. Iniciativas semelhantes estão sendo desenvolvidas em outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Uma das diretrizes em estudo pelo Ministério dos Transportes é a possibilidade de os motoristas pagarem o pedágio por quilômetro rodado, tornando a cobrança proporcional à distância percorrida. Com a implementação do pedágio eletrônico, os usuários pagariam apenas pelo trecho utilizado, o que representa uma mudança significativa em relação ao modelo atual de cobrança independente da quilometragem percorrida.

Receba as reportagens do Portal DIVIWEB em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp

👉https://chat.whatsapp.com/E1DLuvdmouqIGPz6d63jSK

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade

contato@diviweb.com.br / 37 - 3213-0334

error: O conteúdo está protegido !!