Connect with us

Brasil

Golpe utiliza WhatsApp e Pix

Publicado

on

Um golpe do Pix aplicado por criminosos tem ficado famoso e sem prestar a devida atenção muitas pessoas estão caindo na armadilha das quadrilhas especializadas. Por isso, veja abaixo como não correr riscos com golpes que envolvem o WhatsApp e o Pix.

Fique atento, pois os criminosos usam muito de engenharia social e também podem obter dados de gostos pessoais facilmente na internet por meio do Instagram ou Facebook, por exemplo.

Golpe do Pix como funciona?

Antes de tudo é importante deixar claro que este não é o único golpe criado com a utilização do Pix, mas vem crescendo atualmente.

Sem mais delongas veja como o golpe do Pix funciona: o criminoso se passa por algum parente ou amigo no WhatsApp, que você já tenha certa intimidade, e diz que não está conseguindo realizar uma transferência Pix para determinada conta e pede este “favor”.

Numa semana corrida ou até por desatenção muitas pessoas repassam o PIX sem de fato confirmar a identidade do amigo ou familiar. Acontecesse que com o Pix feito, não há mais como voltar atrás e você pode perder o seu dinheiro já que a transferência foi realizada diretamente para conta do estelionatário.

É comum que o criminoso apareça com um novo número de celular com justificativas diversas para mudança ou então clone o WhatsApp original de quem você conhece. Então com número conhecido ou novo – desconfie!

Confirme que o pedido de realizações de transferências é verdadeiro, mesmo se a mensagem parecer confiável. Veja abaixo algumas dicas de como se prevenir.

Como se prevenir deste tipo de golpe?

Para se prevenir neste tipo de golpe, você deve tentar contato direto com o número do seu amigo ou familiar que pede a transferência. Ligue para ouvir a voz da pessoa e tente conversar de forma que você consiga identificar se a pessoa mesmo que diz ser.

Uma outra opção ainda mais segura é realizar uma chamada de vídeo. Desta forma não há nem como o criminoso imitar a voz do seu amigo ou familiar.

Em caso de negativa para ligação ou chamada de vídeo, não faça a transferência, mesmo que o contato pareça confiável. Lembre-se que o golpe do Pix pode te deixar no prejuízo em poucos segundos após a transferência.

A recomendação é sempre confirmar se de fato você está falando com um criminoso ou então com seu familiar e amigo. As desatenções ou excesso de confiando podem doer no bolso.

Fonte; Noticiaseconcursos

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade
error: O conteúdo está protegido !!