Connect with us

destaque

FGTS: Saiba como funciona o Saque-Aniversário

Publicado

on

Trabalhadores com carteira assinada não precisam mais esperar a aposentadoria ou uma eventual demissão para poder resgatar dinheiro do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Pois, desde 2020, entrou em vigor a modalidade chamada saque-aniversário, que permite retirar todo ano uma determinada parcela do FGTS.

O saque-aniversário é uma modalidade oferecida pelo FGTSem que o trabalhador pode sacar o valor que possui no fundo de forma parcial, uma vez ao ano, no mês de seu aniversário. Assim, isso é diferente da opção tradicional, em que o saldo é disponibilizado em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria.

Entretanto, ao optar pela retirada do dinheiro em parcelas anuais, o trabalhador perde o direito de sacar o valor total do FGTS em sua conta caso seja demitido sem justa causa. Apesar disso, o trabalhador continua recebendo a multa rescisória de 40% paga pelo empregador.

Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

A disponibilidade do saque-aniversário segue o calendário definido pelo FGTS. Deste modo, cada trabalhador tem direito a resgatar uma porcentagem do fundo mais uma parcela fixa. “Estes valores ficam disponíveis a partir de uma data estabelecida, porém a retirada não é obrigatória”, explica Juliana Inhasz, coordenadora da graduação em Economia do Insper.

Todos os trabalhadores com carteira registrada e com dinheiro no FGTS podem optar pela modalidade de saque-aniversário. Porém, quem não satisfaz nenhum dos requisitos não recebe o saque-aniversário. Além disso, se, após a disponibilidade, o trabalhador não realizar o saque até determinado prazo, a parcela irá retornar para sua reserva do FGTS.

É possível também receber o saque-aniversário do FGTS em outros bancos, contanto que a conta tenha a mesma titularidade cadastrada na Caixa Econômica Federal. Porém, neste caso, durante o mês de aniversário do empregado, a totalidade a ser paga será aportada nesta outra conta e, se não for sacada, não retorna ao fundo de garantia.

Ademais, vale ressaltar que o valor pode sofrer alterações com o passar do tempo. A cada ano, o saque-aniversário é calculado com base no montante presente em sua conta do FGTS. Portanto, é possível, inclusive, que as parcelas diminuam, caso o trabalhador fique desempregado, por exemplo.

Quando começa o saque de aniversário em 2021?

O saque-aniversário do FGTS de 2021 começou desde janeiro deste ano. Os trabalhadores já podem sacar nas suas respectivas contas. Além disso, trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril e que optaram pela modalidade neste ano só poderão receber a primeira parcela do FGTS em 2022.

Dessa maneira, o valor fica disponível a partir do 1° dia útil do mês de aniversário do trabalhador e pode ser sacado até o último dia útil do segundo mês subsequente. Ou seja, nascidos em junho podem começar a sacar a partir de 1° de junho até dia 31 de agosto; nascidos em julho podem sacar entre 1º de julho e 30 de setembro; e assim por diante.

Confira abaixo o calendário do saque-aniversário do FGTS

Mês de aniversárioInício do saqueFim do saque
Janeiro4 de janeiro de 202131 de março de 2021
Fevereiro1 de fevereiro de 202130 de abril de 2021
Março1 de março de 202131 de maio de 2021
Abril1 de abril de 202130 de junho de 2021
Maio3 de maio de 202130 de julho de 2021
Junho1 de junho de 202131 de agosto de 2021
Julho1 de julho de 202130 de setembro de 2021
Agosto2 de agosto de 202131 de outubro de 2021
Setembro1 de setembro de 202130 de novembro de 2021
Outubro1 de outubro de 202131 de dezembro de 2021
Novembro1 de novembro de 202131 de janeiro de 2022
Dezembro1 de dezembro de 202128 de fevereiro de 2022

Por fim, caso o recurso não seja retirado durante este período, ele retorna automaticamente à conta do FGTS do empregado (a não ser que tenha optado por receber o valor em outro banco). Mais informações no site da Caixa Econômica Federal.

FONTE: NOTÍCIAS CONCURSOS

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg
Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade