destaque
Esf Ipiranga implementa projeto para cuidado de hipertensos e diabéticos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu hoje (5/12), o primeiro encontro do grupo de pacientes portadores de diabetes e hipertensão, o HiperGrupo, realizado pela unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF) Ipiranga.
Foram ofertados, para dezenas de pacientes cadastrados na unidade, avaliações clínicas, palestras informativas e orientações a respeito de alimentação saudável, saúde mental e mudanças no estilo de vida. Serão realizados dez encontros com os participantes e, ao final, será feita uma nova avaliação para mensurar os resultados obtidos.
O evento foi conduzido pelos integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Nasf 1, a nutricionista Cláudia Rodrigues e o farmacêutico Geraldo Mangelo, juntamente com as agentes comunitárias de saúde Joice Marcilene, Isabel Araújo, Gabrielle Cançado e Emanuele Cristina.
A ação faz parte do projeto criado pelo Nasf 1, que tem como objetivo acompanhar o tratamento de portadores de hipertensão e diabetes, estabelecendo metodologias e conscientização para um efetivo controle das doenças e melhorias na qualidade de vida. O projeto, propõe avaliações clínicas através de consultas, exames e diagnósticos, mudanças no estilo de vida com alimentação saudável e atividades físicas, palestras informativas. Além de treinamentos e capacitações para o uso correto da medicação, substituição e preparo de alimentos, melhoria da saúde mental e atendimento a demandas sociais.
O Nasf foi criado como forma de aumentar a resolubilidade das ESFs, mediante o apoio matricial de especialistas no desenvolvimento de ações básicas de saúde. O supervisor da unidade do Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, destaca a importância do projeto e relata outras iniciativas. “A ação é um marco na comunidade, porque permite unir indicadores do programa de financiamento da saúde no município, via SUS, que é o Previne Brasil, juntamente com a atuação da equipe Nasf”, afirmou.
O propósito é criar um fluxo interno, já que a unidade dispõe de atendimento para pacientes hipertensos e diabéticos, com agenda direcionada, todas as terças-feiras, à tarde, mediante agendamento prévio, conforme demanda, além da criação de uma horta comunitária, já implantada, no espaço da unidade. A atenção e cuidado voltados para pacientes com essas doenças crônicas permite melhor qualidade de vida, sendo o autocuidado um fator importantíssimo para se alcançar esse objetivo.