Brasil
Eleição estadual: Eduardo Azevedo e Lohanna são os nomes mais cotados e repetem polarização nacional
Por Hugo Serelo
Os vereadores Eduardo Azevedo (PSC) e Lohanna França (Cidadania) são os nomes mais fortes para uma eventual disputa para o cargo de deputado estadual por Minas Gerais em 2022.
Tradicionalmente, Divinópolis costuma eleger dois nomes para a Assembléia a cada quatro anos. Atualmente, somente Cleitinho Azevedo é o representante divinopolitano em BH. Mas sinalizações apontam que Cleiton deve tentar a eleição deste ano para deputado federal ou senador.
Popularidade e Engajamento
Informalmente, muitos nomes divinopolitanos são cogitados como pré-candidatos ao cargo estadual. Porém, nenhum faz sombra aos nomes de Eduardo e Lohanna, que atingem recordes em engajamento virtual e nas urnas.
Além de serem os mais votados para a Câmara de Divinópolis, em 2020, ambos conseguiram cooptar engajamento político em direita e esquerda.
Eduardo Azevedo
Com um perfil conservador e defensor das liberdades econômicas e individuais, Eduardo Azevedo cooptou um público de centro-direita. Como base do prefeito e irmão Gleidson Azevedo, Eduardo é atuante na Câmara por se colocar como linha de frente em projetos envolvendo o Executivo.
Sempre se posicionou a favor do não fechamento de comércios durante a pandemia e sempre ressaltou a importância econômica para a manutenção de empregos. Mas sua principal aparição é em situações envolvendo família e crianças.
Eduardo também tem ao seu favor a popularidade de seus irmãos: o deputado estadual Cleiton Azevedo e o prefeito Gleidson Azevedo.
Lohanna França
A vereadora mais votada da história de Divinópolis tem uma posição política progressista. Parlamentar com convicções de centro-esquerda, Lohanna tem a chance de ser a primeira política da nossa cidade capaz de unir votos de esquerda.
Destaca-se que Divinópolis nunca conseguiu eleger um deputado de esquerda. Se Lohanna conseguir se apresentar ao Centro-Oeste mineiro como uma opção de representatividade para esse grupo, poderá ser eleita deputada com uma expressiva votação.
Lohanna não gosta de rótulos. Milita e é atuante, sobretudo, nas áreas da Educação, da Saúde e do Direito das Mulheres.
Polarização
Eduardo e Lohanna protagonizaram debates democráticos e antagônicos na Câmara. Com visões diferentes sobre a administração do prefeito Gleidson e, principalmente, sobre a política nacional, os embates geraram forte repercussão em 2021.
Apesar de não ser algo planejado, os confrontos geraram uma projeção natural dos dois nomes. É possível que ambos sejam eleitos por seus respectivos nichos.
Disputa e Inveja
Até o momento, os dois não falam abertamente sobre uma possível candidatura. Mas nos corredores da Câmara, os dois são sempre os nomes mais falados, e muitas vezes os mais invejados. Outros vereadores também querem se candidatar, mas nenhum possui, nem de longe, o engajamento de Eduardo ou de Lohanna.
Divinópolis aguarda as próximas movimentações do xadrez político.
Hugo Serelo, 34 anos, é jornalista e radialista por 15 emissoras de rádio da região Centro-Oeste. Em Divinópolis, trabalha no Portal Diviweb e na Rádio Sucesso.