Connect with us

destaque

Descubra como cancelar PIX; veja se é possível

Publicado

on

De maneira resumida o é Pix é um sistema de transferência instantâneo e sem custos. Por meio dele é possível realizar  transferências por 24h e nos 7 dias da semana. Mas o que fazer em caso de transferência incorreta? Como cancelar um PIX? É possível solicitar a devolução do dinheiro?

Se você tem algumas dessas dúvidas, este artigo é para você. Saiba também se o PIX é seguro e qual a tendência do mercado.

Como cancelar um PIX?

Você se pergunta como cancelar um Pix? Saiba que após confirmação da transação não é possível cancelar a operação. Isso acontece porque este tipo de pagamento é realizado em alguns minutos e logo o dinheiro caíra na conta do destinatário.

Por isso é IMPORTANTE que você confira todos os dados antes de dar seguimento a transação. Antes da confirmação é possível realizar qualquer alteração que desejar, desde o valor da compra, até a conta de depósito.

Quem enviou o valor errado só poderá conseguir seu dinheiro de volta, caso peça a devolução do valor para quem recebeu.

A instituição que você mantém o PIX só atuará com devolução em caso de fraudes comprovadas. Por isso, é importante ficar atento a todos os detalhes.

Bom agora que você tem a resposta para “como cancelar o PIX?”, veja abaixo algumas informações que você PRECISA saber para utilizar o PIX. Será que este tipo de pagamento de fato é seguro?

O Pix é seguro?

De acordo com informações do Banco Central sim. Para isso, ele conta com pelo menos duas tecnologias de proteção de dados.

1 – Criptografia

Sistema que bloqueia o acesso a informações da transferência, impedindo ação de fraudadores.

Em outras palavras, é utilizado um algoritmo para codificar os dados para que eles não tenham mais o formato original e consequentemente não possam ser acessados.

2 – Autenticação

Sistema que identifica os dados do cliente que realiza e do que recebe a transação. Ferramenta tem como objetivo identificar se de fato a procedência de acessos e identificações são verdadeiras.

Outra informação relevante, é que para realizar uma transação é necessária a autenticação de dados como senhas e biometria.

Como cadastrar o Pix?

Agora que você já entende o que é o Pix, saiba como cadastra-lo.

Para começar a utilizar o Pix é simples e todo o processo pode ser feito de maneira online. É somente necessário ter uma chave Pix.

Por meio do internet bankin, a chave Pix  pode ser cadastrada.

Por meio da chave é possível fazer transações instantâneas em menos de 10 segundos, sem custos e entre qualquer banco. Todas as transações podem ser realizadas em todos os dias e horários.

Eu preciso ter uma conta em banco para utilizar o Pix?

Não. É possível cadastrar sua chave Pix por meio de plataformas de pagamentos, entre elas o Mercado Pago e o Picpay.

Todavia, também é possível optar por criar sua chave Pix em bancos tradicionais ou digitais.

O PIX deve acabar com outras formas de transferência?

No momento, são possíveis ainda realizar tanto TED, como DOC, mas dentro das regras e custos oferecidos pelo seu banco. Porém, de acordo com especialistas, a tendência é que as transações tradicionais caiam e o Pix aumente.

FONTE: NOTÍCIAS CONCURSOS

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg
Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade