Connect with us

destaque

Continuação da pesquisa com capivaras acontece no Parque da Ilha

Publicado

on

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, Ministério Público do Meio Ambiente, e pesquisa de doutorado em Ciências da Saúde na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias, da UFSJ, informa que foi realizada no Parque da Ilha, mais uma etapa do projeto que está sendo desenvolvido com as capivaras.
 
Tudo ocorreu dentro da operacionalidade, de acordo com as metodologias que foram adotadas e os procedimentos técnicos que foram tomados, esse fato foi possível, com o fechamento do parque para o público durante a realização de todo o procedimento.
 
Durante a ação, realizada na terça-feira (16/8), quatro animais foram esterilizados, microchipados, brincados e receberam também um rastreador GPS. Os profissionais também coletaram amostras biológicas de sangue e carrapatos. Os medicamentos usados no procedimento são todos de longa ação, para ajudar no pós-operatório do animal, preservando assim, a sua saúde.
 
De acordo com o doutorando e realizador da pesquisa, Clóvis Gomes de Carvalho Júnior, que é médico veterinário no Crevisa, esse tipo de ação é extremamente delicado. “É importante lembrar que as capivaras são animais silvestres, de vida livre e por isso, seu manejo é complicado. Por isso, foi necessário fechar o parque para que o trabalho acontecesse sem a presença de curiosos. Novas ações como esta serão realizadas para que a pesquisa aconteça com mais animais”, explicou.
 
O projeto visa estabelecer um controle dos elementos parasitários transmissores da febre maculosa, através do monitoramento dos vetores. As amostras coletadas são armazenadas e, posteriormente, enviadas para a Funedi. A pesquisa contempla mais dois anos de coletas de carrapatos para análise da taxa de infecção antes e depois da esterilização.
 
Para a realização do trabalho, o pesquisador conta com a parceria do Ministério Público do Meio Ambiente, que está patrocinando equipamentos e insumos.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade

contato@diviweb.com.br / 37 - 3213-0334

error: O conteúdo está protegido !!