Connect with us

Brasil

Com Lula na corrida eleitoral, mercado teme que dólar possa disparar

Publicado

on

mercado financeiro vive o presente com um olho no futuro e sem esquecer o passado. Essa combinação deixa o segmento em polvorosa quando o assunto é política. Isso porque com Lula no páreo, o temor é de que o dólar volte a disparar.

Como dito antes, presente, futuro e passado se conectam na figura do líder trabalhista, visto que isso já aconteceu.

Ocorre que na eleição de 2002 quando o ex-operário estava à frente na disputa pela presidência o dólar foi nas alturas.

À época, a moeda norte-americana bateu R$ 3,95. Para atualizar essa cifra basta considerar a evolução das taxas de inflação americana e brasileira desde 2002. Ou seja, hoje esse valor seria de R$ 7,88.

Dólar ronda estabilidade ante real de olho em tensões globais e dados domésticos 20/03/2019 REUTERS/Mohamed Abd El Ghany.

Lula

Entretanto, cabe ressaltar que isso é apenas um temor, não há como cravar, hoje, o que acontecerá amanhã, até por conta do cenário político-econômico.

Naquela época não se tinha a experiência de ter vivenciado um período com Lula na presidência. Uma parte dos temores se mostraram infundados.

Não significa que o mercado seja, atualmente, pró-Lula, visto que o sindicalista ainda provoca calafrios em alguns setores comandados a partir da Faria Lima (SP).

O caso é que o atual presidente, Jair Bolsonaro, se mostrou mais afoito do que comedido em suas palavras e atitudes. E isso pode se tornar um problema de voto.

Com relação ao câmbio, porém, possivelmente haja uma oscilação para cima, mas trata-se de um movimento típico de períodos eleitorais.

Acontece que toda incerteza proveniente das eleições acaba causando uma indisposição no mercado, ainda que temporária.

A grande questão está no quão suportável será essa alta. Se for generalizada, alguns setores da economia vão sofrer, principalmente quem depende de importação.

Por sorte, Paulo Guedes, atual ministro da Economia, ainda tem voz ativa entre empresários e investidores e poderá acalmar o mercado mais à frente. Até porque da perspectiva do próprio mercado, ele vem fazendo um bom trabalho até então.

Fonte: capitalist.com.br

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg
Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade
error: O conteúdo está protegido !!