Connect with us

destaque

CNH gratuita: aprovados podem realizar matrícula

Publicado

on

O Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou na última semana a lista com os cidadãos contemplados do programa CNH Social. Os beneficiados devem realizar a sua matrícula no programa de forma virtual.

Para isso, é necessário acessar o site e clicar na opção “CNH Social” e preencher um formulário com informações pessoais. Vale lembrar que o período de matrícula será encerrado no dia 11 de agosto. Caso o candidato perca o prazo, será desclassificado do programa.

Através da matrícula o cidadão terá acesso ao Centro de Formação do Condutor (CFC), responsável por mediar a primeira fase da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O órgão utiliza o Sistema Renach e auxilia com todos os documentos necessários.

Com a conclusão da matrícula, o candidato terá 15 dias para encerrar a abertura do seu Renach em uma unidade mais próxima do Centro de Formação do Condutor.

Na sequência, será necessário coletar a biometria no Detran-ES em um prazo de até 30 dias. Para isto, é necessário realizar o agendamento por meio do site. Feito isto, dentro de outros 30 dias os exames médico e psicológico devem ser realizados.

Todos os procedimentos devem ser concluídos dentro dos prazos estabelecidos, caso essa regra não seja respeitada, o candidato será desclassificado e os suplentes serão convocados.

Com relação a lista de suplentes, ou seja, possíveis substitutos, será publicada também no site do Detran-ES no dia 2 de setembro por volta das 12h. Esta etapa reuniu 57.456 interessados, dos quais 2.500 foram selecionados.

Os capixabas contemplados poderão tirar a sua primeira habilitação na categoria A ou B, ou alterar para as categorias D e E. Contudo, é importante ressaltar que as inscrições para o CNH Social ficou disponível entre os dias 13 a 22 julho. Diante disso, puderam se inscrever:

  • Cidadãos que possuem renda bruta mensal de até 2 salários mínimos;
  • Cidadãos desempregados a mais de 12 meses;
  • Pessoas que são alunas da rede pública com rendimento exemplar;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Ex-presidiários;
  • Agricultores;
  • Cidadãos sem registro na carteira de trabalho;
  • Beneficiários do Bolsa Família;
  • Condutores sem registros de infração no trânsito;
  • Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.

De acordo com o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, o objetivo do programa é garantir uma oportunidade de trabalho mediante ao meio, muitas vezes essencial para obtenção de trabalho, que é a CNH.

Vieira ainda salientou que o fato do grande número de capixabas interessados no CNH Social foi uma comprovação que expressa a importância e abrangência do programa.

“Aqueles que foram selecionados nesta lista devem se atentar aos prazos para a matrícula e para os passos seguintes do processo de habilitação e aqueles que ainda não foram selecionados terão uma nova oportunidade na lista de suplentes e também na próxima fase do programa ainda neste ano”, disse o diretor.

Notícias Concursos

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg
Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade