Brasil
Cleitinho coloca oligarquias políticas da cidade de joelhos
Editorial Portal Diviweb
Cleitinho luta contra o “sistema”. Mas o que seria esse tal sistema? Pra isso, vamos voltar no tempo.
Ascenção Meteórica
Até julho de 2016, os irmãos Cleiton, Gleidson e Eduardo serviam no Varejão Azevedo enquanto os grupos políticos de Jaime Martins, Fabiano Tolentino, Vladmir Azevedo e Galileu se dividiam no poder. Seis anos depois, os verdureiros revolucionaram a cidade e colocaram a elite política de joelhos.
A primeira oligarquia a ruir foi a do PSDB de Vladmir Azevedo. Após oito anos de domínio na Prefeitura, os tucanos deixaram a cidade duramente reprovados pelo povo em 2016. No mesmo ano, Galileu (prefeito), Fabiano Tolentino (deputado estadual) e Jaime Martins (deputado federal) davam as cartas políticas na cidade.
Porém, a campanha de R$500,00 do primeiro verdureiro transformou Cleitinho no vereador mais popular da história de Divinópolis. Eficiente e econômico, Cleitinho foi um pesadelo como oposicionista ao governo Galileu. Lançou-se para deputado estadual e se tornou uma celebridade nacionalmente popular.
2020
O ano de 2020 foi o primeiro duro golpe no coronelismo da cidade. O temor de Gleidson se tornar prefeito obrigou Fabiano e Jaiminho a se lançarem numa chapa. Tolentino e Martins somaram dinheiro e poder político contra um verdureiro sem nada. E morreram abraçados.
A vitória acachapante de Gleidson desabou imprensa e oligarquias políticas. Na Câmara, Eduardo foi eleito e agiu como o vereador mais atuante.
2022
Porém, o golpe mais forte dos Azevedo foi em 2022. Cleitinho senador e Eduardo deputado sepultaram antigas oligarquias. As derrotas humilhantes de Fabiano Tolentino e Laiz Soares são sintomas disso.
O feito é ainda mais incrível quando se nota que os Azevedo abriram mão do vergonhoso fundo eleitoral e fizeram uma campanha limpa e com respeito ao dinheiro público.
Cleitinho e seus irmãos vieram do nada e desabilitaram um sistema poderoso que por anos impediu o progresso de Divinópolis. É natural que enfrentem oposição desses mesmos grupos. Enquanto isso, a aprovação popular é o escudo que protege o trabalho dos verdureiros.