Cidade mineira registra temperatura mais alta já registrada no país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a cidade de Araçuaí, localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, bateu o recorde de temperatura mais alta já registrada no país. Com uma população de 34.297 habitantes, a cidade alcançou a marca de 44,8°C no último domingo (19). O recorde anterior, de 44,7°C, havia sido registrado em Bom Jesus, no Piauí, em 2005.
A onda de calor que atingiu a região foi intensificada por um aquecimento pré-frontal, provocando altas temperaturas no Nordeste de Minas Gerais. Essa foi a oitava onda de calor registrada no Brasil este ano, que começou no dia 8 de novembro e terminou no fim de semana.
Além de Araçuaí, outras cidades também registraram altas temperaturas durante essa onda de calor, como São Romão (MG) com 43,4°C em 15 de novembro, Porto Murtinho (MS) com 43,4°C em 16 de novembro, e Corumbá (MS) com 43,4°C em 14 de novembro. No entanto, é importante ressaltar que o Inmet já havia registrado a marca de 44,8°C nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, em Nova Maringá, no Mato Grosso.
Segundo os meteorologistas, a presença de uma grande massa de ar seco e a falta de chuva contribuíram para as altas temperaturas na região central do Brasil. Além disso, a influência do fenômeno climático El Niño e a frente fria entre São Paulo e Rio de Janeiro também contribuíram para o aumento da temperatura em Araçuaí.
Receba as reportagens do Portal DIVIWEB em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp
👉https://chat.whatsapp.com/E1DLuvdmouqIGPz6d63jSK
