Connect with us

destaque

Centro de Triagem acolhe 21 pessoas em situação de rua

Publicado

on

A Prefeitura de Divinópolis conquista resultados positivos com o recém instalado, Centro de Triagem, estruturado no Ginásio Poliesportivo José Constantino Sobrinho, localizado no bairro Niterói. Através do Comitê Gestor da Política Municipal Sobre Drogas, pessoas em situação de rua são acolhidas e encaminhadas para o local.

O projeto teve sua elaboração iniciada há 10 meses e o desenvolvimento foi alcançado com uma rede de voluntários com engajamento notável, além do apoio de outros segmentos públicos.  Em 20 dias de funcionamento o local acolheu 21 pessoas em situação de rua, 3 mulheres e 18 homens. Desses 15 foram encaminhados para tratamento em comunidades terapêuticas e seis desistiram do programa. Um idoso foi acolhido e encaminhado para sua cidade natal, em Luz. O contato com as pessoas é realizado por meio da Equipe de Abordagem Noturna.

Caso ela aceite a assistência, será direcionada ao Centro de Triagem, onde terá direito ao banho, roupas limpas e kit de assistência social, além de dormir no local.

No dia seguinte, uma equipe médica irá avaliar o melhor tratamento possível, assim como testes para HIV, sífilis e Covid-19. A partir dos resultados adquiridos através dos exames, as pessoas recebem acompanhamento e orientação mais detalhadas de acordo com a necessidade, como o encaminhamento para comunidades terapêuticas. Além da questão médica, as pessoas que estão em situação de rua por questões financeiras serão assistidas por uma central de currículos, a fim de conseguir oportunidade no mercado de trabalho.

Luciana Capanema, Diretora sobre Drogas e Direitos Humanos e presidente do Conselho Municipal sobre Drogas, relata estar contente com o progresso contínuo do Centro. “É necessário agradecer a todos que estão ou foram parte dessa iniciativa que auxilia essas pessoas. Estamos muito felizes com os resultados rápidos que a equipe de abordagem está mostrando, dessa forma, esperamos ajudar a fazer a diferença na vida de muitos outros”, completa.

O Prefeito da Divinópolis, Galileu Machado, fala com satisfação do com os resultados do projeto. “É essencial uma cidade com a grandiosidade e potência como a nossa tenha um centro de acolhida para os que necessitam. Este local será um suporte para as pessoas sem auxílio e um grande aliado no combate antidrogas. Estamos muito orgulhosos com o trabalho desenvolvido. Que esse trabalho seja apenas uma semente de todos os frutos que ainda desejamos colher”, comemorou

Comitê Gestor 

O Comitê Gestor da Política Municipal Sobre Drogas é uma iniciativa de várias pastas da Administração Municipal, como as Secretarias Municipais de Saúde (Semusa), de Governo (Segov), de Assistência Social (Semas) e de Esportes e Juventude (Semej).  O projeto também conta com a parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu). Além destas instituições, tem participação da sociedade civil, composta por ações voluntárias e doações da população.

Noticias 24 horas por dia siga nossa rede social a baixo :

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Cique aqui e faça parte do nosso no Telegram

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

Próximos Eventos

Nenhum evento encontrado!

COLUNISTA VARIEDADES

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade

MAIS VISTOS

error: O conteúdo está protegido !!