Connect with us

destaque

Campanha de trânsito da Settrans destaca a importância das crianças

Publicado

on

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), divulgou sexta (19/8) a campanha educativa do programa Maio Amarela do mês de agosto. O tema “Criança aprende, criança faz e ensina” é propício à Semana Nacional da Educação Infantil que teve início ontem.

A campanha ressalta a importância da educação na mudança de comportamento, principalmente no importante investimento de informações que tenham e façam sentido no dia a dia de crianças e jovens, como multiplicadores de comportamentos seguros. Levando em consideração de que, quanto mais sabemos de determinado assunto, mais fácil é mudar nosso comportamento diante daquela situação.

Quanto mais uma criança aprende sobre determinado tema, mais fácil será adotar medidas preventivas. Se, desde que nasce, ela é transportada na cadeirinha em todas as viagens que faz de carro, é pouco provável que ela não usará o cinto de segurança quando se tornar adolescente ou posteriormente jovem. Se ela aprender desde cedo que, atravessar a rua na faixa de pedestres, é seguro e protege a saúde, ela vai criando a percepção de que no trânsito é preciso cuidado e atenção.

Por isso, ensinar as crianças é também estar lembrando a nós, adultos, o quanto esses cuidados podem salvar vidas ao transitar. Além de ensinar as crianças, é preciso também dar exemplo. Não adianta dizer para a criança: “use o cinto” e o adulto deixar de usar na frente dela, o exemplo é muito mais marcante e significante do que as palavras.

Quando a criança aprende, ela cobra do adulto a atitude coerente e cheia de sentido para aquela situação. Por isso, além de mostrar como deve ser feito, é preciso praticar, afinal ninguém se protege sem ter consciência do perigo. Se uma pessoa tem filhos pequenos e tem o péssimo hábito de beber e dirigir, certamente em alguns anos, seus filhos na fase da juventude, apesar de todos os alertas que recebeu, poderá se colocar em risco, afinal, cresceu vendo os pais praticando essa combinação explosiva para o trânsito.

A intenção da campanha deste mês de março é levar à reflexão do que todos nós falamos e fazemos. A intenção é fazer com que você adulto e responsável, possa sempre ensinar as gerações futuras sobre escolher o que protege, o que é certo e o que é seguro no trânsito. Falar algo e agir diferente do que se fala, não traz coerência para quem ouve ou assiste. Pense nisso. Pratique o que é certo sempre!

Programa Laço Amarelo. Juntos Salvamos Vidas.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade

contato@diviweb.com.br / 37 - 3213-0334

error: O conteúdo está protegido !!