Connect with us

Brasil

Calendário PIS 2022: Consulta, Tabela e Pagamentos

Publicado

on

Calendário PIS 2022: Entenda como vai ficar o calendário do abono salarial e saiba quando os trabalhadores começam a receber o benefício! 

O abono salarial é um programa para trabalhadores formais que atuam ou que já atuaram em algum momento com carteira assinada. Muitos estão aguardando os pagamentos neste ano, mas foi definido apenas que os valores serão disponibilizados pelo calendário do PIS 2022. 

Confira a seguir como fazer a consulta do seu saldo, como vai funcionar a tabela dos depósitos e quem vai receber. Fique ligado para receber o seu abono e conferir se já tem

Calendário PIS 2021 

Antes de falarmos sobre as últimas decisões do Ministério da Economia e da Cidadania, é importante lembrar detalhes sobre o calendário PIS 2021. Esse cronograma estava sendo aguardado para fevereiro ou março deste ano, mas contou com um grande atraso. 

Por conta da demora na aprovação e sanção do Orçamento 2021, o abono salarial (PIS e Pasep) acabou sendo prorrogado todos os meses. Isso aconteceu até o Governo Federal confirmar que os pagamentos não seriam disponibilizados neste semestre. 

É importante lembrar que foi definido que quem tem direito ao PIS 2021 vai receber apenas em 2022. Essa foi a definição que veio a partir do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). 

Pagamentos PIS 2022

Representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores (a partir do Codefat) definiram os pagamentos PIS 2022 como uma forma de garantir que todos recebam. Como o Orçamento de 2021 está apertado, não seria possível fazer todos os depósitos ainda neste ano. 

Sendo assim, a definição é que o pagamento do abono salarial PIS vai começar em 2022 apenas. Ou seja, os trabalhadores que têm direito ao benefício a partir do ano-base 2020 (quem trabalhou com carteira assinada nesse período) vão receber a partir do próximo ano. 

A ideia é garantir que o calendário do PIS 2022 aconteça sem tropeços. Isto é, trabalhadoras e trabalhadores vão receber seguindo um cronograma definido sem precisar ter algum tipo de interrupção entre os depósitos. 

Tabela do PIS 2022

Uma nova tabela do PIS 2022 deverá ser disponibilizada pelo próprio Governo Federal no início do ano. Os pagamentos deverão acontecer normalmente de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. 

Sempre lembrando que a tabela PIS 2021/2022 não acontece pelo número de inscrição. Quem recebe dessa forma são os beneficiários do Pasep (funcionários públicos que recebem pelo Banco do Brasil). 

Quem quer saber como ficou a tabela PIS 2022 deve aguardar as datas disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal. Isso deve acontecer já em janeiro ou fevereiro. 

Valor do PIS 2022 e quem tem direito

valor do PIS 2022 deverá funcionar da mesma forma. O máximo que os trabalhadores podem receber é um salário mínimo e os pagamentos variam de acordo com a quantidade de meses trabalhados. 

Ou seja, quem trabalhou os 12 meses do ano-base (2020) vai receber o valor total do PIS 2022. Importante: haverá uma atualização do salário mínimo, portanto, ainda não é possível prever qual é o depósito máximo do benefício. 

Calendário PIS 2022

calendário do PIS 2022 deve começar já no início do ano. A previsão é que os pagamentos já comecem entre janeiro e março. Junto com esse cronograma deve sair também a tabela do Pasep 2022 – para funcionários públicos. 

consulta do calendário PIS 2022 vai acontecer da mesma forma que acontece atualmente. Todos poderão acessar o aplicativo do Caixa Trabalhador ou então o site oficial da Caixa Econômica Federal. 

Segundo especialistas, é aguardado um calendário do PIS 2021 e 2022 que disponibilize os valores para quem trabalhou com carteira assinada em 2020 – já que os últimos pagamentos foram do ano-base 2019. 

Pagamento PIS 2022 Consulta

Por fim, é importante também saber como consultar o pagamento do PIS 2022. Muitas pessoas que não fizeram o saque do benefício podem estar com o dinheiro em conta sem saber. 

O passo a passo de como fazer a consulta do PIS 2022 fica assim:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador na sua loja de apps (Apple Store ou Google Play); 
  2. Faça login com seus dados ou cadastre-se usando informações da sua conta Caixa; 
  3. Depois de acessar, procure o botão ‘Abono Salarial’ no menu; 
  4. Aperte em ‘Exercício Vigente’ para consultar o saldo do abono PIS; 
  5. Pronto! Nessa nova tela você poderá verificar os valores disponíveis. 

Para fazer a consulta do calendário PIS 2022 você pode usar o mesmo app Caixa Trabalhador. É só procurar o menu com o cronograma e verificar qual ano específico está disponível. 

PRONATEC

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg
Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade
error: O conteúdo está protegido !!