Connect with us

destaque

Auxílio emergencial será pago até 2022? Saiba as últimas discussões

Publicado

on

Diante o anuncio da prorrogação do auxílio emergencial, muitos cidadãos começaram a se questionar sobre possibilidade do pagamento do benefício em 2022. Em razão disso, recentemente o presidente da república, Jair Bolsonaro, se posicionou quanto a permanência do programa emergencial no próximo ano.

Segundo o gestor federal, a possibilidade de continuar com os pagamentos do auxílio emergencial em 2022 se dará pelo avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19. Que tem a previsão de imunizar toda população adulta brasileira até outubro.

Cabe salientar que este ano o auxílio emergencial está distribuindo valores variados, conforme a composição familiar. Desta forma, a prorrogação deve contemplar as mesmas quantias, entre R$ 150 e R$ 375.

Inicialmente o coronavoucher foi liberado com apenas quatro parcelas, previstas para serem encerradas no último mês, julho. Diante a extensão, o programa recebeu mais três parcelas, sendo a primeira liberada a partir deste mês, agosto.

Bolsonaro diz estar otimista quanto ao avanço do calendário de vacinação contra o coronavírus, que é um dos poucos fatores capazes de amenizar os impactos da pandemia. No entanto, reconheceu que, “se porventura continuar, nós manteremos o auxílio emergencial”.

Embora seja possível a permanência do auxílio emergencial para o próximo ano, Bolsonaro salienta que devido a pandemia o país se encontra muito debilitado economicamente, e o processo de recuperação está sendo lendo.

Em razão disso, o presidente reconhece que apesar do programa emergencial ser muito importante para a população, a economia do país seria ainda mais prejudicada, visto que uma medida deste porte gera altos custos aos cofres da União.

Atualmente, o benefício atende cerca de 39,1 milhões de brasileiros, com parcelas variadas repassadas pelo Caixa Tem. Tanto o número de contemplados quanto o valor do abono tiveram uma redução este ano. A ação permitiu que um espaço fosse aberto no Orçamento de 2021, viabilizando uma nova rodada para o programa.

Posto isto, caso uma nova prorrogação do auxílio emergencial aconteça, o lançamento da reformulação do Bolsa Família estará comprometido. Uma vez que 2022 será um ano eleitoral, no qual não permitirá implementação de qualquer medida de cunho governamental.

Notícias Concursos

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

Clique aqui e siga-nos no Twitter

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WPP-1024x338.jpg
Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNISTA FOTOGRAFICO

COLUNISTA VARIEDADE

Publicidade