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Brasil

Apagão cibernético global afeta bancos e fintechs no Brasil; clientes enfrentam dificuldades nos aplicativos

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Vários bancos e fintechs brasileiros enfrentaram problemas em seus aplicativos nesta sexta-feira (19) devido a um apagão cibernético que teve impacto global.

Segundo o site Downdetector, que monitora problemas em plataformas digitais, houve reclamações registradas em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.

Clientes utilizaram redes sociais para relatar dificuldades como aplicativos fora do ar, problemas para acessar contas e realizar pagamentos. Em resposta, o Bradesco explicou que seus sistemas digitais ficaram temporariamente indisponíveis devido ao apagão cibernético global ocorrido pela manhã.

“Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Os terminais de autoatendimento do banco estão funcionando normalmente”, afirmou o banco em comunicado.

O Neon também comunicou aos clientes sobre instabilidades em seus serviços, incluindo dificuldades no uso de cartões de débito e crédito.

“Os serviços estão sendo gradualmente restabelecidos e nossa equipe técnica continua empenhada em minimizar impactos para os clientes”, informou a fintech.

Já o Banco Pan atribuiu a falha a uma atualização de software de um de seus fornecedores, afetando diversos serviços, mas afirmou estar trabalhando para normalizar todas as funcionalidades.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclareceu que várias instituições financeiras foram afetadas em diferentes escalas, porém sem comprometer significativamente os serviços.

“A maioria dos bancos brasileiros já restabeleceu seus serviços e os demais estão em processo avançado de normalização”, disse a Febraban em comunicado.

O Banco Central do Brasil (BC) assegurou que seus sistemas operaram normalmente durante o período afetado.

O incidente também impactou operações bancárias em outros países. Na Austrália, o Commonwealth Bank relatou dificuldades para transferências de dinheiro, enquanto na África do Sul, a Capitec informou interrupções em pagamentos com cartão, caixas eletrônicos e aplicativos, todos restaurados posteriormente.

Além disso, grandes mesas de negociação de commodities em Londres e Cingapura enfrentaram dificuldades significativas para realizar transações devido ao apagão cibernético.

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Fonte: G1

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