destaque

A importância das mídias sociais no marketing atual

A gestão de mídia, atualmente, é um processo fundamental no marketing e envolve muitas etapas que incluem desde a definição da estratégia e do posicionamento, o planejamento de publicações e a execução até o monitoramento e o levantamento dos resultados.

Para que tudo isso seja bem feito, é necessário ter uma pessoa ou time responsável exclusivamente pelos canais sociais da sua empresa, pois assim o processo será visto como importante e necessário para a empresa e não somente uma obrigação que não traz benefícios reais.

O primeiro passo é definir em quais redes sociais faz sentido o seu negócio estar presente. Algumas redes sociais, como o Facebook e Instagram, por sua abrangência de públicos, exigem que boa parte das empresas, independentemente do tipo de negócio, estejam presentes. Já outras, como o Pinterest, pode ser que tragam muito mais resultados para um e-commerce de roupas do que para uma empresa de serviços corporativos.

No fim, o que vale é descobrir onde o seu público está para que um leque de oportunidades se abra para você. Muitas vezes a única forma de descobrir isso é testando. Você não vai sair perdendo se criar um perfil em uma rede social e descobrir que a sua persona não está lá. Além do aprendizado, as chances de você encontrar o seu cliente lá e conseguir trazer alguns bons resultados para sua empresa são muito maiores.

É muito importante definir qual o objetivo de estar presente nas mídias sociais. É lá que os nossos seguidores e clientes se sentem à vontade para compartilhar um conteúdo nosso, para comentar e dar feedbacks sobre conteúdos e serviços que oferecemos ou simplesmente para terem um canal de comunicação aberto conosco.

Porém, existem diversos objetivos que podem estar atrelados à sua estratégia de gerenciamento de redes sociais. Por exemplo:

  • Divulgação da marca;
  • Ser um canal de comunicação com os clientes;
  • Criar uma comunidade fã da sua empresa;
  • Educação através da divulgação de conteúdo;
  • Vendas;

O essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa.

Por isso, é importante periodicamente analisar a situação da empresa para saber se o objetivo continua adequado ou se está na hora e partir para outra meta.

CLIQUE AQUI E FAÇA UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO -> Direto no Wthasapp

CLIQUE AQUI E FAÇA UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO -> Direto no Wthasapp

Artigos relacionados